Programas de
Pós-Graduação

PAE »
Edital

  • Informações gerais
    • Presidente
      Prof Dr Pedro Fredemir Palha
    • Presidente Suplente
      Profª Drª Cristina Maria Galvão
    • Contato
      Serviço de Pós-Graduação
    • Telefone
      16 3315 3394
    • Telefone
      16 3315 3468
    • E-mail
      spg@eerp.usp.br
ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A ETAPA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO - PAE

1º SEMESTRE DE 2018


Comunicado
Estão abertas, nos termos da Portaria GR-3.588, de 10.05.2005, as inscrições para o ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA do PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO, referente ao 1º Semestre de 2018, no período de 02 a 24 de outubro de 2017, por meio do Sistema Janus (link: www.sistemas.usp.br).

Do Conceito do Programa:
1 - O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo, instituído pela Portaria GR 3347, de 09 de fevereiro de 1995, e regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, atualizado pela Portaria GR 4391, de 09 de setembro de 2009, destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para a atividade didática de graduação.
2 - Os estágios devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, constituindo-se em instrumentos de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

Das Inscrições:
1 – Poderão candidatar-se ao Estágio Supervisionado em Docência, exclusivamente alunos de pós-graduação da Universidade de São Paulo, regularmente matriculados em programas de Doutorado ou Mestrado e que tenham cumprido a Etapa de Preparação Pedagógica (EPP). 

2 – A inscrição deverá ser realizada no Sistema Janus – link PAE
PAE > Inscrição > 1º semestre de 2018 > Adicionar/Alterar
- Na categoria “Disciplina” da Etapa de Preparação Pedagógica, o aluno só conseguirá apontar disciplinas da EPP que tenha concluído ou que esteja cursando.
- Na modalidade “Disciplina”, o aluno não precisará entregar documento algum para comprovar a sua conclusão.
No momento do cadastro, também deve ser inserido o plano de trabalho (limitado a 6000 caracteres).

3 – OS ORIENTADORES E SUPERVISORES terão até o dia 25/10/2017 para avalizarem as inscrições. Caso não se manifestem ou indefiram até esta data, a inscrição será CANCELADA.

4 – O aluno de mestrado/doutorado somente poderá se inscrever em uma única disciplina por semestre. Caso a disciplina seja anual, será computada a carga horária do semestre, para efeito dos critérios para a classificação.

5 – Poderão se inscrever alunos de pós-graduação de Unidades diferentes daquelas onde a disciplina de graduação é ministrada. Os créditos correspondentes às atividades do pós-graduando serão computados na Unidade em que o aluno estiver matriculado, mediante apresentação de certificado.

6 – Não serão aceitas inscrições fora do período de inscrição.


Da Seleção:
1 – A Comissão Coordenadora do PAE realizará a seleção dos inscritos no Estágio Supervisionado em Docência tendo por base os seguintes critérios:
1.1 bolsistas de Demanda Social da CAPES; 
1.2 desempenho acadêmico;
1.3 análise do plano de trabalho e da ficha de inscrição;
1.4 número máximo de dois estagiários por supervisor, em cada disciplina, por semestre. É permitido até três estagiários por supervisor nas disciplinas oferecidas para duas ou mais turmas no semestre.
1.5 somente supervisores que entregarem ficha de avaliação dos estagiários do semestre anterior poderão receber estagiários.

2 – A Comissão Coordenadora do PAE selecionará, dentre os estagiários aprovados, aqueles que receberão auxílio financeiro da USP, tendo por base os seguintes critérios de prioridade:
2.1    nenhuma participação em Estágio Supervisionado em Docência/PAE com auxílio financeiro;
2.2    melhor desempenho acadêmico (ficha do aluno);
2.3    ser pós-graduando vinculado aos Programas da EERP e Interunidades em Enfermagem;
2.4    disciplina da graduação com maior carga horária;
2.5   não ser bolsista de agência de fomento (CAPES, CNPq, FAPESP e outras) e nem possuir vínculo empregatício.

3 – Em caso de empate entre candidatos, será selecionado aquele que tiver maior pontuação nos critérios anteriores por ordem de prioridade. 
3.1 Na persistência do empate, a Comissão Coordenadora do PAE poderá utilizar outros critérios de desempate, previamente definidos.

Da Supervisão: 
A supervisão do estagiário ficará a cargo do professor responsável pela disciplina de graduação. 

Da Avaliação:
1 – Em três momentos do estágio supervisionado em docência (no início, em meados e no final de semestre), obrigatoriamente, os alunos participarão de atividade conjunta de orientação e  avaliação do estágio, com data a ser definida no início do semestre.

2 - Ao final do período, o pós-graduando e o supervisor deverão elaborar um relatório detalhado de todas as atividades realizadas no decorrer do estágio – Relatório do Estagiário e Ficha de Avaliação. Os modelos estão disponíveis no site: http://www.eerp.usp.br/formularios-pae/

3 – Os relatórios e as fichas de avaliação insatisfatórias e/ou incompletos serão devolvidos aos estagiários e supervisores para serem refeitos. A não observância dessa correção implica na perda do direito do aluno ao certificado, declaração e créditos, bem como no impedimento da participação em nova seleção de estagiários.

4 – A data para entrega do relatório do estagiário e da ficha de avaliação do Estágio Supervisionado em Docência fica estabelecida para 10 de agosto de 2018.

5 – A Comissão Coordenadora do PAE avaliará os relatórios dos estagiários, fichas de avaliação e participação nas atividades de avaliação, concluindo pela aprovação ou reprovação dos mesmos, tendo em vista o cumprimento das atividades realizadas e sua concordância com aquelas previstas nos planos aprovados quando da seleção dos estagiários. 

6 – Após as devidas aprovações pela Comissão Coordenadora do PAE e homologação pela Comissão de Pós-Graduação da Unidade, será feito um levantamento dos alunos que estão em condições de receber os créditos, de acordo com o previsto no Regimento de Pós-Graduação da USP.

7 – Bolsistas CAPES - Demanda Social reprovados no Estágio Supervisionado em Docência deverão repetir a atividade, sem remuneração, a fim de cumprir as exigências da agência.


Disposições Gerais:
1 – O estágio terá duração de 05 (cinco) meses, a partir de 1º de fevereiro de 2018, e será desenvolvido em disciplina de graduação, com carga horária de seis horas semanais. 

2 – Para as disciplinas teórico-práticas, recomenda-se que seja garantida a participação do aluno, tanto na programação das atividades teóricas quanto nas atividades práticas.

3 ? O aluno será desligado da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência antes do prazo estabelecido, se ocorrer uma das seguintes situações:
4.1    trancamento de matrícula, abandono ou conclusão do curso;
4.2    não cumprimento da carga horária firmada no termo de compromisso;
4.3    não cumprimento do plano de trabalho;
4.4    por sua própria iniciativa, com anuência do supervisor;
4.5    não entregar o termo de compromisso até a data estipulada pela secretaria.

4 ? Em caso de interrupção ou desligamento da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, a Comissão Coordenadora do PAE na EERP e a Comissão Central deverão ser comunicadas imediatamente.

5 ? Os estagiários que não entregarem o controle de frequência no prazo estipulado pela Unidade não receberão o pagamento do auxílio financeiro referente ao mês do ocorrido.

6 - O aluno selecionado para o recebimento do auxílio financeiro mensal perde imediatamente esse auxílio em caso de desligamento do Estágio Supervisionado em Docência.

Informações adicionais poderão ser obtidas no Serviço de Pós-Graduação desta Escola ou no site: http://www.eerp.usp.br/graduation-home/




Desenvolvido por