» Graduação

Bruna Garcia Ingegneri
    • Telefone
      cocb@eerp.usp.br
Em agosto de 1953, a EERP/USP iniciava a primeira turma do curso de Bacharelado em Enfermagem. Ao longo dos anos, o currículo do curso passou por reformulações para atender as demandas sociais e seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. Em 2005, a EERP/USP introduziu um novo currículo, que privilegia a interdisciplinaridade e a inserção do estudante nos cenários da prática em saúde, desde os primeiros semestres, aproximando-o da profissão escolhida e propiciando maior integração entre alunos, professores, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

O curso de Bacharelado em Enfermagem forma o enfermeiro generalista, para atuar na prestação de cuidados a indivíduos, famílias e grupos da comunidade, com vistas à promoção da saúde, prevenção e recuperação de doenças e levar a efeito estudos que possam responder às questões emergentes de saúde no País.

Para viabilizar o perfil apresentado, a EERP/USP investe no processo de formação em competência e habilidades que subsidiem ações assistenciais (preventivas, curativas e de reabilitação), educativas, gerenciais e de investigação em saúde e no conhecimento geral e específico, assegurando a qualificação clínico-epidemiológica, científica e técnica capaz de permitir sua inserção no processo de trabalho nos aspectos de intervenção, gerenciamento, ensino e investigação, nos vários níveis da assistência à saúde.

Curso reconhecimento pela Portaria CEE/GP-354, de 11/10/2018.

Infraestrutura

A EERP/USP dispõe de infraestrutura privilegiada para o ensino, com laboratórios de práticas de procedimentos de enfermagem, multidisciplinar, telenfermagem, salas de aula e auditórios confortáveis, núcleo de informática e sala de estudos.
Para as atividades práticas e de estágio, a EERP/USP mantém parcerias com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Campus, Unidade de Emergência e Hospital Dia), Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto, Sanatório Espírita Vicente de Paulo/CAPS-AD, Hospital Estadual de Ribeirão Preto, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – MATER, Centro de Saúde Escola “Dr. Joel Domingos Machado” (CSE Cuiabá), Núcleos de Saúde da Família, Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto e o Hemocentro de Ribeirão Preto.

No Campus, o aluno pode desfrutar de espaços e serviços acadêmicos e socioculturais.

Programas e Auxílios

Durante o curso, o aluno pode incrementar sua formação com a realização de intercâmbios, participação em eventos nacionais e internacionais, inserção em grupos de pesquisa e de extensão universitária. Pode, ainda, beneficiar-se dos programas de apoio à permanência estudantil. Para conhecer os programas e auxílios, acesse “oportunidades”.

Ingresso:
62 vagas para o vestibular FUVEST.
18 vagas para ENEM-USP.
Para saber mais, clique aqui
Duração: 4 anos
Período: integral