A EERP
em números

Leia as últimas Notícias

EDITAL 407 /2014 - Bolsas Botín para Fortalecimento da Função Pública na América Latina - Graduandos

Dando continuidade ao Programa de Mobilidade Estudantil Internacional de alunos de graduação, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional anuncia a abertura do Edital de bolsas da Fundación Botín para Fortalecimento da Função Pública na América Latina, programa intensivo de formação nos Estados Unidos e na Espanha.

O programa consiste em um curso que se inicia na Brown University, em Rhode Island, Estados Unidos e termina nas cidades de Madrid e Santander, na Espanha. O período de formação é 8 (oito) semanas, com início em 06 de outubro de 2014 e término em 30 de novembro de 2014. O objetivo é formar jovens iberoamericanos no exercício da função pública.
 
1. DOS REQUISITOS GERAIS

Para participação, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

1.1 Podem se candidatar jovens de 19 a 23 anos, graduandos de todas as áreas de formação, que até 30 de setembro de 2014 tenham cursado e superado satisfatoriamente entre 50% e 75% do conteúdo programático para a obtenção do título de graduação. Não serão aceitas candidaturas de graduados.

1.2 Possuir um excelente desempenho acadêmico, comprovado pelo histórico escolar.

1.3 O candidato deverá comprovar nível avançado de conhecimento da língua inglesa e língua espanhola conforme especificado neste edital no item 2.4.2;

1.4 Possuir experiência e participações em associações estudantis políticas e sociais, que tenham como finalidade o desenvolvimento da sociedade por meio de políticas públicas e a realização de práticas profissionais.

1.5 O candidato deverá satisfazer a todas as exigências deste edital e da Fundación Botín, conforme divulgado em sua página na internet, e exigências da sua Unidade USP de ensino para participação no programa.

1.6 Não ter sido indicado, através de processo seletivo gerenciado por esta Agência USP de Cooperação Internacional, à vaga de intercâmbio para o mesmo período.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições deverão ser realizadas até 05 de maio de 2014, às 14h00, exclusivamente via Internet, através do Sistema Mundus. Não é necessário login (Consultas e inscrições devem ser feitas exclusivamente na área de acesso público).

2.2 As informações prestadas quando da inscrição online devem ser verdadeiras e são de inteira responsabilidade do candidato, que fica ciente de que qualquer falsa informação, omissão ou erro implicará em sua exclusão do processo seletivo, a qualquer momento.

2.3 Leia atentamente as orientações precedentes ao formulário de inscrição. O candidato deverá realizar a inscrição completando cada etapa sequencialmente na ordem apresentada, do contrário, a mesma não será efetivada.

2.4 Ao formulário de inscrição on line deverão ser anexados os seguintes documentos:
2.4.1 Carta de motivação em Português, em formato livre (uma única página com descrição simples, objetiva e concisa). Essa carta deverá conter:
2.4.1.1 A experiência profissional, as atividades estudantis, políticas, sociais, voluntariado, que demonstrem habilidades de liderança e vocação ao serviço do candidato (apresentar documentos que comprovem essas informações).
2.4.1.2 Link do vídeo Youtube do candidato, de até 01 (um) minuto, em inglês ou espanhol, com as seguintes informações (exigência da
Fundación Botín): Dizer nome e sobrenome, universidade de origem e curso; razões pelas quais a Fundación Botín deve escolhê-lo; quais as
conquistas que já teve e justificam sua escolha para a vaga; se escolhido, qual será a sua contribuição para que a experiência do
programa seja positiva para todos. 2.4.1.3 Como esse intercâmbio irá complementar sua formação acadêmica
na USP.
2.4.2 Cópia do certificado de proficiência em língua inglesa e espanhola. Serão aceitos:
2.4.2.1 Língua Inglesa: CPE ou CAE ou IELTS 6.5 (mínimo) ou TOEFL IBT: 90 (mínimo) ou TOEIC 785 (mínimo).
2.4.2.2 Língua Espanhola: CELU (Intermedio: mención ‘muy bueno’) ou DELE (B2) ou Atestado de Língua Espanhola.
2.4.3 Cópia do passaporte válido (página onde é apresentada a validade do documento).
2.4.4 Declaração da seção de alunos/comissão de graduação atestando o cumprimento satisfatório de 50% a 75% do conteúdo programático para obtenção do título de graduação. Essa declaração, a carta de motivação e demais documentos comprobatórios apontados no item 2.4.1.1 deverão ser convertidos em um único arquivo em formato pdf e anexado como “Plano de estudos’.

2.5 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá ser alegado desconhecimento.

2.6 A Agência USP de Cooperação Internacional não se responsabiliza por inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.7 Por ocasião da inscrição, não será aceita qualquer documentação posteriormente às datas-limite.

3 DA PRÉ-AVALIAÇÃO

Análise do desempenho acadêmico, por meio da média normalizada e demais requisitos. Os candidatos considerados habilitados pela Agência USP de Cooperação Internacional receberão a carta de indicação da USP e deverão realizar a inscrição no site da Fundación Botín até 26 de maio de 2014.

4 DA SELEÇÃO FINAL

A Fundación Botín selecionará 40 participantes e 15 suplentes entre as candidaturas de todas as universidades. Não há vagas reservadas para cada universidade.

5 DOS BENEFÍCIOS
A Fundación Botín cobrirá todos os custos do programa, viagens, manutenção, translado, alojamento e seguro médico.

6 DO CRONOGRAMA:

Até o dia 05 de maio de 2014, às 14h Período de inscrições online no Sistema Mundus

12 de maio de 2014, a partir das 14h Resultado da pré-seleção pela USP, no sistema Mundus

Até 16 de maio de 2014 Envio das cartas de indicação da USP aos candidatos pré-aprovados 

Até 26 de maio de 2014 Inscrição no site da Fundación Botín pelo candidato préselecionado

Previsão: 07 de julho de 2014 Resultado final pelo Programa no site da Fundación Botín

7 DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 A resposta final sobre aceitação para período de intercâmbio é dada pela instituição estrangeira, após a análise dos documentos do candidato.

7.2 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou o evento que lhes disser respeito.

7.3 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os comunicados e demais publicações referentes a este processo seletivo por meio dos Editais Retificados e Resultado final oportunamente disponíveis no Sistema Mundus.

7.4 As dúvidas relacionadas a este edital deverão ser enviadas através do Fale Conosco – Sistema Mundus.

7.5 Mais informações podem ser acessadas no site da Fundación Botín.


Compartilhar VOLTAR

Comunidade EERP

Tenha acesso às informações de contato de todos nossos colaboradores:

Docentes Funcionários

Concursos

Confira os últimos editais publicados:

Universitário por um dia

Escola de Ensino Médio inscreva-se clicando aqui.

Desenvolvido por