Dia Mundial da Prematuridade

O prematuro é considerado um segmento populacional de alto risco de morbi-mortalidade infantil, pois conforme apontado no Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) (WHO, 2012) a prematuridade é a segunda maior causa de morte entre crianças com menos de cinco anos no mundo, atrás somente da pneumonia. Os nascimentos prematuros são responsáveis por quase metade das mortes de recém-nascidos no mundo. O problema é mais grave em países pobres, porém, também é um problema de países com maior renda, Brasil e EUA estão entre os dez países com maior taxa de prematuridade. No Brasil, 11,7% do total de nascimentos acontecem antes de 37 semanas de gestação, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro, tem como objetivo, além de  conscientizar sobre a importância da prevenção da prematuridade, alertar sobre o crescente número de partos prematuros e informar sobre as consequências para o bebê, sua família e a sociedade.

No dia mundial da prematuridade, destacamos a importância da reflexão sobre a qualidade e a humanização do atendimento oferecido para as crianças que nascem antes do tempo e suas famílias.

Destacamos, ainda, a Declaração Universal dos Direitos do  Prematuro que pode ser encontrado no livro (clique aqui).

Profª Luciana Mara Monti