Atividades de simulação na enfermagem

A simulação clínica com o emprego de simuladores é uma estratégia que possibilita ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico, de interação e comunicação com o paciente e equipe. Além disso, a atividade aumenta a decisão clínica que será requerida na prática assistencial.

As atividades de simulação oferecem experiências cognitivas, psicomotoras e afetivas, contribuindo para o fortalecimento da autoconfiança do aluno. Permitem, também, o desenvolvimento da maioria dos cenários da prática profissional, em ambiente controlado, participativo, interativo e seguro.

Para que sua realização seja efetiva, além da adequação física (estrutura do ambiente e preparo criterioso do cenário) são necessários recursos materiais e simuladores que permitam interação entre o estudante e o simulador, para o exercício do raciocínio clínico e tomada de decisão.

O Simulador de Parto utilizado nessa atividade destina-se ao treinamento obstétrico e neonatal, no pré-natal, parto e puerpério. O recém-nascido (RN) tem peso e características reais que permitem cuidados relacionados ao parto com ou sem complicações, bem como a recepção do RN e os primeiros cuidados após o nascimento.

A atividade desenvolvida pelos alunos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP na disciplina de Cuidado Integral à Criança e ao Adolescente foi a recepção de um RN hipotônico e sem respiração devido à presença de líquido amniótico meconial, que possibilitou aos alunos exercitarem o processo de tomada de decisão diante de uma situação crítica e vivenciarem o trabalho em equipe no atendimento durante o cenário simulado.

Por Seção de Apoio Laboratorial

Mais informações: (16) 3315-9009 ou 3315-3399.