Prontos para o que der e vier

Funcionários da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP receberam orientações sobre como agir durante situações de risco, como em um incêndio. As informações foram obtidas durante a décima primeira edição da Reunião da brigada de combate a incêndio, realizado pela Comissão de Emergência do câmpus da universidade.

O treinamento, que focou em Suporte básico de Vida – Ressuscitação Cardiopulmonar, contou com dez manequins e dois desfibriladores próprios para a aprendizagem.  “Todos os participantes treinaram o passo a passo desse atendimento no manequim utilizando o DEA (desfibrilador)”, conta a professora Maria Célia Barcellos Dalri, representante da EERP junto à referida comissão.

Com o apoio do professor Antonio Pazin Filho, presidente da comissão e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, o treinamento foi realizado no final do segundo semestre de 2014. “O objetivo do nosso grupo é treinar, inicialmente, todos os membros das Brigadas de Incêndio do Campus de Ribeirão Preto, e que o projeto será estendido para toda a comunidade uspiana”, contam os membros da Comissão de Emergência do câmpus da universidade.

“A capacitação do leigo para o atendimento precoce da parada cardiorrespiratória (PCR) e instituição do Suporte Básico de Vida (SBV) é fundamental para salvar vidas e prevenir sequelas das vítimas nessa situação”, conta a professora Maria Célia, que vê a prática como uma estratégia para a diminuição de vítimas.

Por Marcela Baggini