EERP tem fellow da Associação Americana de Enfermeiros

A professora Sílvia Helena de Bortoli Cassiani (foto), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP acaba de ser indicada para receber o título de fellow da American Academy of Nursing – AAN (Academia Americana de Enfermagem).

O título será entregue em outubro e, segundo a direção da EERP, esse é um  reconhecimento profissional, pela liderança e pelas contribuições comprovadas em prol do avanço da Enfermagem, projetando esta Instituição e a Enfermagem Brasileira entre a elite intelectual da Enfermagem Norte Americana.

Trajetória

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela EERP, onde também fez mestrado e doutorado, a professora Sílvia completou sua formação nas Universidades de Chicago, Estados Unidos e de Alberta, no Canadá, além do Hospital Brigham e Womens’s, em Boston, LDS Hospital em Salt Lake City e College of Nursing da Universidade de Utah, todos nos Estados Unidos.

Exerceu diversos cargos administrativos na Universidade de São Paulo e foi diretora da EERP de 2010 a 2014. Consultora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Membro de grupo de trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Sigma Theta Tau – Capítulo Rho Upsilon, assessora ad-hoc do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.  É coordenadora e fundadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP).

Tem mais de uma centena de artigos completos publicados e uma dezena de participações em publicações de livros. Orientou 36 mestres e 33 doutores.

Atualmente é assessora regional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Washington.

Mais informações: http://www.aannet.org/fellows

Por: Raquel Duarte