Bolsa Empreendedorismo Edital – 01/2015

A Bolsa Empreendedorismo faz parte do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para alunos de graduação da Universidade de São Paulo.

Tem como um dos principais objetivos proporcionar experiência internacional em atividades de inovação e empreendedorismo aos alunos de graduação.

A responsabilidade pela seleção e gestão das bolsas é da Agência USP de Inovação através da Portaria GR nº 6640/15.

Maiores informações: bolsainovacao@usp.br.

Período para inscrições: 04/05/2015 a 31/08/2015.

1) Leia atentamente o Edital 01/2015;

2) Site para inscrição https://uspdigital.usp.br/ccpb/;

2.1) Efetue o cadastro em Acesso Público;

2.2) Inserir a documentação necessária em formato pdf e efetuar a inscrição.

IMPORTANTE:

- A inscrição deverá ser feita somente após a inserção completa dos documentos. Após a inscrição, não serão permitidos acréscimos ou alteração de documentação.

- A duração do intercâmbio deverá estar de acordo com a carta de aceite. Não será permitida extensão do período após a inscrição.

Documentos Necessários para a Inscrição

- Plano de Atividades;

O Plano de Atividades deverá ser em Português e Inglês, conforme modelo disponibilizado.

- Carta ou E-mail de Aceite;

É responsabilidade do(a) candidato(a) a obtenção da carta de aceite junto à instituição de estágio.

A carta de Aceite da instituição deve ser em papel timbrado contendo: nome do aluno, período do estágio e assinatura da instituição destino.

Para casos em que a inscrição seja realizada inicialmente por e-mail de interesse, deve conter o período do estágio requerido e manifestação de providências para a carta de aceite.

- Resumo Escolar;

Resumo Escolar completo e atualizado do Sistema Júpiter: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/ ou solicitado na Seção de Graduação da sua Unidade.

- Declaração de Não Acúmulo de Bolsas, conforme modelo;

- Comprovante de Proficiência de Idioma Estrangeiro;

Deverá ser apresentado se requerido pela instituição destino.

- Curriculo vitae.

Conforme modelo.

Modelos

Modelos para a inscrição;

Maiores informações através do e-mail bolsainovacao@usp.br.

FAQ’S – Perguntas Frequentes

1)    Tenho uma dependência em uma matéria, mas estou cursando neste semestre, posso fazer a inscrição?

Não, apenas poderão concorrer a bolsa os candidatos que não apresentarem RN, RF e RA no Resumo Escolar no ato da matrícula.

2)    Tenho uma dependência em uma matéria optativa, posso fazer a inscrição?

Sim, nestes casos será verificado junto à Seção de Graduação da sua unidade para comprovação da grade curricular do seu curso.

3)    Tenho uma proposta para um estágio com duração de 130 dias de acordo com a carta de aceite, qual o valor do auxílio que irei receber?

Caso o seu intercâmbio seja para países fora da América do Sul, o valor que receberá será de R$ 16.000,00 (faixa de 110 a 120 dias).

4)    Fiz a inscrição para o estágio de 140 dias, recebendo R$ 20.000,00, mas tive que retornar faltando 2 dias não completando esta vigência, terei que efetuar a devolução?

Sim, se não comprovar a vigência de 140 dias requerida, deverá efetuar a devolução de R$ 4.000,00 (diferença das faixas).

5)    A Agência USP de Inovação indicará as instituições para estágio?

Não, é de responsabilidade do aluno a obtenção da carta de aceite.

6)    Devo guardar os comprovantes de pagamento das despesas durante o intercâmbio?

Os comprovantes que deverão ser apresentados são os Cartões de Embarque (Ida e Volta, NÃO é válido o comprovante de emissão ou pagamento de bilhete) e o Voucher do Seguro.

7)    Como deve ser o Voucher do Seguro?

Deve conter vigência, resumo de cobertura e nome do aluno. Lembrando também que deverá ser seguro saúde e não de viagem.

8)    Posso adquirir um Seguro Saúde como dependente dos meus pais?

Sim, é possível, desde que apresente o voucher em seu nome como segurado, a vigência e resumo de cobertura.

9)    A carta de aceite deve ser anexada já no ato da inscrição?

Não necessariamente, poderá ser anexado um e-mail que indique a aceitação do aluno pela instituição de destino. Somente para os alunos selecionados deverá ser anexada obrigatoriamente a carta de aceite no prazo máximo de 45 dias antes da data de início do intercâmbio constante na carta de aceite.

10) Já fui contemplado (a) com uma Bolsa de Mobilidade Internacional. Posso estar concorrendo a Bolsa Empreendedorismo?

Não, não deve ter sido beneficiado por nenhuma bolsa de Programas de Mobilidade Internacional (Bolsa Santander, Bolsas Mérito Acadêmico, Ciências sem Fronteiras e AUGM – Associacíon de Universidades Grupo Montevidéo).

11) Preciso apresentar o comprovante de proficiência do idioma estrangeiro?

Somente se for requerido pela instituição de destino.

12) Não encontrei as instituições participantes, onde posso encontrar?

A Bolsa Empreendedorismo, diferente da Bolsa Mérito, não tem uma relação de instituições participantes, ficando sob responsabilidade de cada aluno escolher a sua. Se necessário, peça a indicação para as instituições através de algum professor ou orientador de sua unidade.

13)Existe um modelo para a Carta de Aceite?

Não, não há modelo, basta que seja em papel timbrado, constando o período do estágio, nome do aluno e assinatura da pessoa responsável pela empresa.