Organização internacional de profissionais de Enfermagem premia professora da EERP

A professora Emília Campos de Carvalho, do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP recebeu no último dia 20 o prêmio Mentor Awards, da NANDA Internacional, Inc. (NANDA-I), organização internacional de profissionais enfermeiros que nasceu nos Estados Unidos na década de 70.

A NANDA-I tem como objetivo produzir, organizar e disseminar o conhecimento voltado para os diagnósticos na área de enfermagem. Trabalha especificamente com terminologias na área e busca embasar o raciocínio clínico do enfermeiro.  Emília foi premiada pela sua trajetória nessa área, mas principalmente por ser mentora na formação de alunos de graduação e pós-graduação e de uma geração de pesquisadores no Brasil.

O Mentor Awards é considerado o principal prêmio da NANDA-I e os premiados são indicados por membros da organização. A decisão final é feita pelo Conselho de Administração. O prêmio da professora Emília foi entregue durante evento do NANDA-I, em Cancun, no México.

Além do Mentor Awards, a NANDA-I tem cinco modalidades de prêmios: Founders Award, Rosemary Carroll-Johnson Award, Editor’s Award E Unique Contribution Award.

Carreira

Emília Campos de Carvalho possui graduação, mestrado e doutorado em Enfermagem pela USP. É consultora da CAPES, CNPq, FAPESP e de revistas nacionais e internacionais.

Desenvolve pesquisa nas áreas de Enfermagem Clínica, com ênfase em Enfermagem Oncológica, Simulação Clínica, Comunicação em Enfermagem, Sistemas de Linguagem Padronizadas e Processo de Enfermagem.

Entre seus prêmios estão o Título de Cidadã Ribeirãopretana, pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o Certificado de Trabalho Meritório, como membro da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e Maricel Manfredi, no décimo segundo Colóquio Panamericano de Pesquisa em Enfermagem.

Na área administrativa foi chefe do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, e diretora da EERP de 1998 a 2002. Além disso, foi prefeita do Campus da USP Ribeirão Preto, de 2002 a 2005. Atualmente é professora e orientadora dos Programas de Interunidades de Doutoramento da EERP e da Escola de Enfermagem (EE) da USP, e Enfermagem Fundamental, mestrado e doutorado, da EERP.  Orientou 23 dissertações de mestrado, e 31 teses de doutorado.

Mais informações: (16) 3315.3475 e-mail: ecdcava@usp.br

Por: Raquel Duarte