Resultado final: clique aqui

Seleção de bolsistas - monitores do programa universitário por 1 dia

Edital GD – 01/2016/2017: Programa “Enfermagem USP Ribeirão Preto convida – Universitário por um dia”

Dispõe sobre a seleção de dois monitores para o Programa “Enfermagem USP Ribeirão Preto convida – Universitário por um dia”, de julho de 2016 a julho de 2017.

1.    Apresentação
O Programa “Enfermagem USP Ribeirão Preto convida – Universitário por um dia” visa a proporcionar aos estudantes, com ênfase aos matriculados no ensino médio em escolas públicas, esclarecimentos sobre a Universidade, os cursos existentes, formas de ingresso, programas de apoio à permanência e formação estudantil, informações específicas sobre os cursos de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), carreira profissional e oportunidades de mercado de trabalho, utilizando como estratégia didática a vivência no ambiente universitário. Outras categorias de alunos que poderão ser inseridas no Programa: alunos de cursos de Técnico de Enfermagem e de cursos preparatórios para o vestibular, com destaque aos cursos gratuitos. A Pró Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP)é responsável pelas diretrizes gerais e o apoio a esse Programa.

2.    Objetivo
Este Edital tem por objetivo selecionar dois monitores para o Programa “Enfermagem USP Ribeirão Preto convida – Universitário por um dia”, os quais deverão prestar apoio no desenvolvimento do Programa, em suas diferentes fases.

3.    Requisitos
3.1. Estar regularmente matriculado em curso de mestrado ou doutorado de um dos Programas de Pós-Graduação da EERP;
3.2. Não ser beneficiário de bolsa de estudo financiada por agência de fomento e/ou ser beneficiário de bolsa ou de outras formas de auxílio financeiro subsidiadas pela USP.

4.    Atividades do monitor
4.1. Estabelecer contato com dirigentes de escolas de ensino médio para divulgação do Programa e inscrição de turmas;
4.2. Organizar o agendamento de turmas;
4.3. Colaborar no planejamento, organização e execução das atividades acadêmicas a serem oferecidas;
4.4. Colaborar no planejamento, organização e execução das atividades de suporte logístico;
4.5. Colaborar na gestão administrativa e financeira do Programa;
4.6. Colaborar na organização e realização de reuniões do grupo gestor do programa e equipe de trabalho;
4.7. Organizar e aplicar o instrumento de avaliação do Programa junto aos alunos e professor da escola visitante;
4.8. Tabular e analisar os dados da avaliação para apresentação ao grupo gestor;
4.9. Elaborar relatório semestral das atividades do Programa;
4.10. Colaborar no fortalecimento da relação da USP/EERP com as escolas públicas.

5.    Carga horária semanal, valor e vigência da bolsa
5.1. O monitor deverá dedicar 10 horas semanais ao Programa, totalizando 40 horas semanais ao mês;
5.2. O valor da bolsa mensal será de R$ 500,00 (quinhentos Reais);
5.3. A vigência da bolsa será de 18 de julho de 2016 a 17 de julho de 2017, passível de prorrogação por igual período.

6. Inscrições
6.1. As inscrições serão recebidas pelo Serviço de Graduação, no período de 2 a 25 de maio de 2016, de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas e das 12h30 às 21 horas;
6.2. O interessado deverá apresentar carta de uma página expondo sua motivação para participar como monitor do Programa e anexar: histórico escolar e currículo lattes resumido.

7. Critérios de seleção
7.1. Na avaliação serão considerados:
- a motivação para participar do programa
- experiência em atividades com alunos do ensino médio ou fundamental
- desenvolvimento de projeto de pesquisa tangente à área de educação
- desempenho acadêmico.
7.2. A seleção será realizada pela coordenação geral e executiva do Programa.

8. Divulgação do resultado e celebração do Termo de Compromisso
8.1. O resultado será divulgado nos murais do Serviço de Graduação e do Serviço de Pós-Graduação no dia 24 de junho de 2016, até às 17 horas;
8.2. Os candidatos aprovados serão listados segundo a ordem de classificação;
8.3. A convocação dos candidatos observará a ordem de classificação;
8.4. Os convocados deverão comparecer à Assistência Técnica Acadêmica, munidos de cópia do R.G, do CPF, do título de eleitor/ comprovante de votação da última eleição; e de comprovante de abertura de conta corrente em qualquer agência do Banco do Brasil, para expedição e assinatura do Termo de Compromisso.

9. Desligamento e substituição do bolsista
9.1. O monitor bolsista poderá ser desligado do Programa a qualquer momento, por desistência, a pedido ou quando for detectado rendimento insuficiente nas atividades a ele atribuídas junto ao Programa;
9.2. A bolsa liberada será destinada a outro candidato segundo a ordem de classificação.

10. Disposições gerais
Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação geral e executiva do Programa.

Ribeirão Preto, 29 de abril de 2016.