Dia mundial de luta contra a aids

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e a USP Diversidade realiza campanha contra a doença. Nos restaurantes universitários da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH USP-LESTE), na USP Capital e no Câmpus de Ribeirão Preto, serão distribuídos kits de prevenção contra Aids e DST’s.

Em Ribeirão Preto, a entrega dos kits será realizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP e também no restaurante universitário, durante o horário do almoço, das 11 às 14 horas.

Aids no Brasil

Até junho de 2015, foram registrados no Brasil 798.366 casos de Aids. Desses, 53% estão na região sudeste. Por ano, cerca de 40 mil novas infecções são registradas no país, com destaque para o aumento de casos entre homens jovens (15 a 24 anos) e, principalmente, homens que fazem sexo com outros homens (HSH).

O vírus HIV está presente no sangue, no sêmen, na secreção vaginal e no leite materno. Sendo assim, a transmissão pode acontecer de várias formas:

-Sexo vaginal, oral ou anal sem camisinha;

-De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;

-Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;

-Transfusão de sangue contaminado com o HIV;

-Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Aids em Ribeirão Preto

Em 2014, foi defendida uma dissertação na EERP, que apontou o perfil dos portadores da Aids em Ribeirão Preto. Após entrevistar 301 pessoas com a doença, foi constatado que indivíduos com mais de 40 anos, solteiros (incluindo divorciados e viúvos), sem um parceiro fixo e com ensino fundamental incompleto são os mais afetados pela doença. A maior parte dessas pessoas tem idade entre 40 e 64 anos, atingindo homens e mulheres da mesma forma.

Os dados foram colhidos entre julho de 2011 e fevereiro de 2012, nos Serviços Ambulatoriais Especializados (SAE) do Programa DST/aids de Ribeirão Preto. A pesquisa foi realizada pela enfermeira Aline Andrade.

Mais informações: anapaula@eerp.usp.br

Por: Stella Arengheri.