Escola de Enfermagem é cinco estrelas

Os cursos de Enfermagem (bacharelado em enfermagem e bacharelado e licenciatura em enfermagem) da USP em Ribeirão Preto receberam cinco estrelas na avaliação 2016 realizada pelo Guia do Estudante (GE).

A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita anualmente com professores e coordenadores de curso, que destacam conceitos que classificam os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Para um curso ser avaliado, é necessário atender a alguns pré-requisitos como: ter titulação de bacharelado (com exceção de Pedagogia e Educação Física), ter data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2013, ser presencial e ter turmas em andamento, além de ser oferecido no próximo processo seletivo.

Após, o GE aciona uma equipe de 6.864 pareceristas, que darão notas aos cursos. Vale lembrar que os pareceristas não podem responder questões sobre a instituição que fazem parte.

Ao final, os cursos que recebem 3, 4 ou 5 estrelas são divulgados como estrelados.  Como esta é uma pesquisa de opinião pública, os resultados refletem a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.

A avaliação cinco estrelas para a EERP será publicada na revista GE Profissões Vestibular 2017, que circula nas bancas a partir do dia 14 de outubro de 2016.

A EERP iniciou suas atividades no dia 10 de agosto de 1953 e conta com os cursos de Bacharelado em Enfermagem e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem.

Também possui quatro programas de pós-graduação: Enfermagem Fundamental, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem em Saúde Pública e Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem.

Em 1988, por sua atuação na pesquisa e extensão universitária na área, além de um capital humano e infraestrutura de alta qualidade, foi designada Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem.

A EERP se divide entre os departamentos de Enfermagem Geral e Especializada (ERG/DEGE), Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (ERP/DEPCH) e Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (ERM/DEMISP).

A Escola conta, atualmente, com 591 alunos de graduação e 537 alunos de pós-graduação. Desde o início de suas atividades, já graduou 3250 alunos e titulou 2219 alunos de pós-graduação. Possui em seus quadros 94 docentes e 114 funcionários.

Por: Stella Arengheri.