Curso de Difusão em Vacinação

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, promoveu o Primeiro Curso de Difusão em Vacinação, que recebeu o tema Reflexão das Práticas em Imunização.

A iniciativa é de enfermeiras e professoras do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da EERP, da coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde e membros do programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. Voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na área de vacinação, o objetivo do curso foi proporcionar reflexões acerca das práticas de imunização.

Os participantes do curso foram estimulados e avaliar todos os processos da imunização, desde o primeiro atendimento ao cliente até os procedimentos pós-vacinação. Foi discutido, ainda, sobre as condições imunopreveníveis (doenças que podem ser evitadas com vacinação) e as mudanças no calendário vacinal, além dos profissionais serem alertados sobre a questão da diversidade dos usuários.

Segundo a enfermeira Patrícia Abrahão Curvo, que foi uma das coordenadoras, “o curso propiciou maior envolvimento de profissionais enfermeiros fortalecendo seu papel e atribuições na supervisão da equipe de enfermagem que realiza os procedimentos de vacinação, bem como nas demais ações envolvidas e realizadas pelas salas de vacinação da rede pública”. Além disso, ela completa que o evento “cumpriu plenamente os seus objetivos e foi muito bem avaliado pelos participantes, constituindo um Programa com perspectivas para ser expandido e no próximo ano poder ampliar o número de vagas oferecidas”.

O curso foi realizado na EERP nos dias 8, 16, 22 e 29 de novembro e contou com 22 participantes.

Mais informações: patricia@eerp.usp.br

Por: Stella Arengheri.