Escola de Enfermagem instala biodigestor para descarte de formol

Um projeto de descarte correto de formol está em fase final de instalação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. Trata-se do Biodigestor, um reator anaeróbio (que não utiliza oxigênio) que degrada o formol, reduzindo a concentração da substância até torná-la inócua para a liberação na rede de esgoto.
O formol é utilizado em grande quantidade para conservar peças cadavéricas humanas e de animais que ficam à disposição para ensino e pesquisa nos laboratórios. Mas, por ser tóxico, é necessário que seja utilizado e descartado de forma adequada.
Antes da implementação do Biodigestor, a EERP armazenava o produto a ser descartado em recipientes fechados para posterior encaminhamento ao Laboratório de Resíduos Químicos da Prefeitura do câmpus USP Ribeirão, setor responsável pelo processamento dessas substâncias tóxicas.
O Biodigestor foi desenvolvido pela professora Sônia Valle Walter Borges de Oliveira, da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (FEARP) da USP.

Bicos de Bunsen

Além do Biodigestor, a EERP também se prepara para colocar em funcionamento os ?bicos de Bunsen?. Os queimadores de gás liquefeito de petróleo (GLP) possuem chama ajustável que facilitam a esterilização de pequenos objetos e o aquecimento de algumas substâncias.
Para o dia a dia nos laboratórios, os bicos de Bunsen proporcionarão mais controle e segurança durante atividades desenvolvidas, além desse equipamento ser o mais adequado para a necessidade dos alunos, tanto pelo tamanho quanto pelos custos envolvidos.
Até agora, aulas teórico-práticas que dependiam do uso dos bicos de Bunsen, eram realizadas no Laboratório Multidisciplinar da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, acarretando na necessidade de deslocamento de alunos, funcionários e docentes da EERP, além do transporte de todo material de consumo utilizado nas aulas.

Mais informações: scaplab@eerp.usp.br

Por: Stella Arengheri, com informações da seção de apoio laboratorial da EERP.