Sistema Beira Leito

A adoção do Sistema Beira Leito no ensino de graduação aconteceu em um laboratório de prática profissional, durante as atividades da disciplina Cuidado Integral em Saúde III, em oferecimento neste semestre aos alunos do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem.

Neste momento foi possível aproximar os alunos do sistema utilizado no HCFMRP-USP, em que ocorre uma integração das informações via prontuário eletrônico nos processos de prescrição, dispensação, preparo e administração do medicamento.

O sistema utiliza unidades móveis onde os profissionais de enfermagem validam em tempo real a sequencia de preparo e posteriormente a administração dos medicamentos junto ao paciente pela pulseira de identificação. Entre outras funcionalidades o sistema alerta profissionais caso medicamentos não prescritos, com validade expirada ou fora de horários aprazados sejam oferecidos ao paciente.

Acredita-se que o sistema potencializa a segurança nas ações profissionais da equipe de enfermagem para utilização dos 9 certos da administração de medicamentos.

Autoria do texto: Profª. Simone de Godoy Costa

Organização: