Setembro Verde

Estamos no Setembro Verde, mês dedicado à campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, tendo como respaldo a Lei nº 15.463 que institui esta festividade. É marcado por esta cor por ser o símbolo da doação em todo o mundo, motivo pelo qual o site da EERP-USP mudou suas tonalidades esta semana.

Atualmente, quase 33.000 pessoas aguardam por um transplante e os índices de doação de órgãos no Brasil, ainda estão bem abaixo do esperado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes (ABTO), das 5300 notificações de potenciais doadores, apenas 1666 se tornaram doadores efetivos, no primeiro semestre de 2017. Com números tão abaixo das necessidades de transplantes, cerca de 20 a 30% dos pacientes que apresentam falência irreversível de órgãos e precisam do transplante para sobreviver, acabam falecendo antes mesmo de ser ofertada a oportunidade do transplante.

A conscientização das pessoas é chave para ajudar a aumentar os números da doação. A campanha é para as pessoas pensarem sobre isso e informarem suas famílias sobre ser ou não doador de órgãos, pois isso tem grande impacto no processo de doação, quando ocorre o diagnóstico de morte encefálica.

Diante deste cenário, a Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos (LiTOT) em parceria com a Organização de Procura de Órgãos, Banco de Olhos, Banco de Tecidos, Hemocentro, Centro de Transplante de Órgãos Sólidos e Rotary Club Boulevard, realizará entre os dias 23 e 29 de setembro diversas atividades para celebrar esta data, confira nossa programação e participe conosco!

Dia 23 de Setembro, das 9 às 13hs: Divulgação à população sobre doação de Órgãos e cadastro de potenciais doadores de medula óssea. Local: Praça XV do Centro de Ribeirão Preto (na altura do número 452).

Dia 25 de Setembro, das 13 às 18hs: Palestra “Tanatologia: compreendendo a morte para entender a vida”. Local: Auditório da Unidade de Emergência (Centro).
Link de inscrição: http://www2.eerp.usp.br/palestras/tanatologia/

Dia 26 de Setembro, das 17 às 19hs: Cine Pipoca com o filme “Repo Men: o resgate de órgãos”. Local: Sala vinho da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Dia 27 de Setembro, das 12 às 14 hs: Mesa redonda “A vida de candidatos, receptores de transplantes e famílias de doadores de órgão: relato de experiências reais”. Local: CEAPS do HCFMRP campus.
Link de inscrição: http://www2.eerp.usp.br/palestras/avidadecandidatos/

No dia 27 de Setembro, realizaremos um passeio ciclístico noturno em parceria com a Bike Center.  A concentração se inicia às 19h em frente a Bike Center e a saída do passeio será às 20hs. (Local: Av. Presidente Vargas, 1083 - Jardim América, Ribeirão Preto).

Dia 28 de Setembro, das 8 às 12hs. Palestra “Doação de tecidos para transplantes: atualidades e perspectivas”. Local: Auditório da Unidade de Emergência (Centro).

Dia 29 de Setembro, das 11 às 12hs. Palestra “Habilidades de comunicação de notícias difíceis”. Local: Laboratório Multidisciplinar da FMRP-USP do Campus – sala 11B.
Link de inscrição: http://www2.eerp.usp.br/palestras/habilidadesdecomunicacao/

Todas as atividades serão gratuitas! Serão fornecidos certificados aos participantes das palestras. Aguardamos vocês!

Maiores informações: 3315-3453 ou e litotusprp@gmail.com.

Por: Karina Dal Sasso Mendes