Campanha Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Em Ribeirão Preto, a promoção é da  USP e da Sociedade Brasileira de Hipertensão no Saguão da Rodoviária Central, no dia 26/4 das 8 às 13 horas

Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença silenciosa que mata cerca de um bilhão de pessoas no mundo sendo 26% dos casos em adultos. A doença é conhecida como “assassina silenciosa”, pois muitas vezes seus sintomas não são óbvios e existe a possibilidade dela não ser detectada.

Em Ribeirão Preto as unidades da USP promovem campanha de conscientização sobre a importância do controle da hipertensão, no Saguão do Terminal Rodoviário, das 8 às 13 horas. No evento, a população poderá medir a pressão arterial e receber orientações sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares. Segundo o professor Evandro José Cesarino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, a hipertensão é grave, degenerativa e deve ser cuidada.

A campanha é nacional com o objetivo de educar a população quanto a importância da prevenção e cuidados com um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, a pressão alta ou hipertensão. A promoção é da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH); Associação Ribeirãopretana de Ensino, Pesquisa e Assistência ao Hipertenso (AREPAH); FCFRP, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP; Centro do Voluntariado Universitário de Ribeirão Preto; Federação Nacional dos Portadores de Hipertensão Arterial (FENAPHA), Interamerican Heart Foundation, Coalizão Latinoamericana de Saúde, com apoio da SOCICAM.

Mais informações: (16) 3315-4708 ou no e-mail cesarino@fcfrp.usp.br

Por: Vitor Neves