O futuro da editoração científica

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove dia 9 de março, das 8h30 às 17h30, workshop  para discutir o futuro da editoração científica, a ética, a responsabilidade em pesquisa e sobre as formas de disseminar o conhecimento. O evento abre as comemorações de 25 anos da Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE), os 30 anos do Centro Colaborador para Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da Organização Mundial da Saúde/Organização Panamericana de Saúde (OMS/OPS) e dos 65 anos de fundação da Escola.

Programação

A palestra de abertura, às 9h30, será com a professora Maria Helena Palucci Marziale, editora chefe da RLAE, que contará a história da Revista. Às  10h45, o tema será Pré-Print, termo utilizado quando o pesquisador tem a possibilidade de disponibilizar seu artigo na Internet, em um repositório digital, para que ocorra a discussão e aceitação pelo público do artigo, antes de ser enviado a um periódico de qualidade. Para falar sobre esse assunto, os convidados são: Claude Pirmez, da Fundação Oswaldo Cruz, e Alex Mendonça, representante da Scientific Eletronic Library Online (SciELO).

Às 14 horas a professora Marisa Russo Lecointre, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), fala sobre A liberdade acadêmica e integridade científica. Às 15h30 tem mesa-redonda com o tema Percepção Pública da ciência, com Ana Paula Morales, pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas.

Com o tema Trabalhando com hiatos: percepção docente no processo de comunicação da ciência, a professora Márcia Azevedo Coelho, pesquisadora do Labjor/Unicamp, faz palestra às 15h50.  Já às 16h10, o assunto é Ciência na grande mídia: pesquisas nacionais x estrangeiras, que será  abordado por Sabine Righetti, pesquisadora do Labjor/Unicamp.

Para encerrar, mesa-redonda sobre o tema  “A espiral da cultura científica e a comunicação da ciência”, às 16h30, com o professor Carlos Vogt, coordenador do Labjor/Unicamp.

As inscrições são gratuitas, abertas ao público e podem ser feitas aqui  Será no Auditório I da EERP, Avenida Bandeirantes, 3900, Campus USP em Ribeirão Preto.

O evento será transmitido online, na íntegra, pelo link: https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=38521

A Revista

Criada em 1992, a RLAE faz parte dos compromissos assumidos pela EERP após ser nomeada Centro Colaborador para Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem OMS/OPS. “A revista tem a responsabilidade de divulgar a ciência produzida no Brasil e na América Latina e, portanto, é um investimento feito pela EERP, uma vez que produz e dissemina informações importantes para o progresso da Enfermagem e a transformação social”, segundo os organizadores.

Mais informações: rlae@eerp.usp.br

Por: Stella Arengheri.