USP Ribeirão possui Centro para prevenção de suicídio

Potencializar as ações de prevenção e posvenção, como, por exemplo, auxiliar com apoio psicológico a família que perdeu um ente querido decorrente do suicídio, está entre os objetivos do Centro de Educação e Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

Criado em 2017, é formado por estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais na área da saúde interessados pela temática, e tem a coordenação da professora Kelly Graziani Giacchero Vedana. Segundo os organizadores, a iniciativa vem de encontro aos números alarmantes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que constatou que o suicídio foi a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em 2014 e ainda apontam que ocorreram 48 mil tentativas de suicídio no País entre 2011 e 2016.

O CEPS desenvolve iniciativas de educação em saúde mental para estudantes do Campus da USP em Ribeirão Preto e também para público em geral. Além da promoção de palestras e eventos, o Centro elaborou e distribuiu cartilhas informativas, em especial para profissionais de saúde, com informações a respeito do tema, leia mais aqui.  E as atividades não param; para este ano estão previstos os lançamentos do vídeo “Como ajudar alguém com risco de suicídio?” e da próxima cartilha “Lidando com o luto por suicídio”, em fase final de produção.

Projeto + Contigo Brasil

O CEPS também desenvolve ações com o projeto + Contigo Brasil, originalmente criado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal, onde enfermeiros realizam um programa de pesquisa e extensão em escolas do ensino médio, voltado para a promoção e orientação da saúde mental, através de oficinas e atividades que reúnam os estudantes, pais e profissionais da escola.

No Brasil, escolas interessadas no projeto da EERP devem possuir um enfermeiro disponível para colaborar com a equipe do programa no período de um ano. As  escolas e serviços de saúde interessados podem encaminhar o contato para a página do facebook.

Por: Joice Soares