Cartilha ensina portadores a conviver com Aids

Pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP lançam a cartilha educativa Vivendo PositHIVamente com enfoque na saúde e qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/aids.

Ribeirão Preto ocupa o sétimo lugar em incidência da aids no Estado de São Paulo, diz a professora Renata Karina Reis, orientadora do projeto que deu origem à Cartilha. “A cidade tem taxas acima da média do Estado, fazendo da infecção pelo HIV/aids um relevante problema de saúde pública local”.

O objetivo da Cartilha é promover o autocuidado das pessoas com diagnóstico de HIV/aids, para que possam adotar hábitos mais saudáveis e melhor qualidade de vida. Segundo a professora Renata, o material educativo aborda vários aspectos que influenciam a saúde e a qualidade de vida e pode contribuir para que as pessoas vivam melhor, mesmo com a doença.

A cartilha esclarece dúvidas e promove diálogo mais aberto acerca de diferentes temas. Leva o paciente a compreender melhor questões como: alimentação; exercício físico; saúde mental; tratamento; enfrentamento; sexualidade; desejo de ter filhos e direitos de quem vive com o vírus.

“A proposta não foi dar receitas prontas, mas estimular a compreensão da saúde para além da ausência de sintomas, considerando também os aspectos sociais e emocionais ligados à saúde e qualidade de vida como os relacionamentos com amigos, família, afetivo-sexuais, o cuidado com a saúde mental e bem-estar físico e mental”, enfatiza Renata.

O material é resultado de um estudo com 26 pacientes de ambos os sexos vivendo com o HIV, independente da fase de infecção e 22 profissionais da saúde de diferentes formação. A cartilha tem cinco volumes: Vivendo PositHIVamente:  Volume 1- Cuidando do Corpo; Volume 2 – Cuidando do Corpo e da Mente; Volume 3 – Seguindo em Frente; Volume 4 – Buscando novos horizontes; Volume 5 – Abraçando meus direitos.

O estudo é parte do mestrado da enfermeira Giselle Juliana de Jesus, com orientação da professora Renata Karina Reis da EERP. Auxiliaram na elaboração da cartilha a design gráfico Carla Cristina Barizza, e nas imagens os fotógrafos Marcelo Alonso, Willians Braz Romano e Giuseppe Silva Borges Stuckert.

Distribuição da Cartilha

A primeira edição, com 200 cópias impressas, será enviada gratuitamente para as cinco unidades de atendimento especializado de Ribeirão Preto, e para uma ONG que atende pessoas que vivem com o HIV na cidade. O material também está disponível na versão on-line no link.

A EERP fica no Campus da USP de Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3900

Mais informações pelo e-mail rkreis@eerp.usp.br

Por Joice Soares