Cia do Riso discute violência infantil

Estão abertas as inscrições para o quinto Simpósio e décimo terceiro Encontro de Humanização da Cia do Riso com o tema Redes de apoio à criança e ao adolescente na interface com a saúde, que serão nos dias 19 e 20 de outubro.

A promoção é da Cia do Riso, grupo vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, que tem como proposta utilizar aspectos da arte do Teatro Clown na assistência à criança e ao adolescente hospitalizado e sua família.  O evento este ano será realizado em parceria com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.

Segundo a organização, em Ribeirão Preto são inúmeras as reportagens e denúncias que relatam maus tratos e violência infantil. Diante disso, o encontro quer informar os estudantes e profissionais a respeito do tema, de modo que possam saber quais são as atitudes necessárias diante de cada situação.“Vale lembrar, que a violência pode se dar no âmbito físico, psicológico, social e sexual”, dizem os organizadores.

No primeiro dia estão previstas palestras  e atividades sobre os direitos da criança e do adolescente dentro do sistema legal e a burocracia existente nesses processos. Além de abordar a importância da  convivência familiar e comunitária, pois segundo a Constituição é dever assegurar a promoção dos direitos desse público.

Já no segundo dia, as ações abordam o suporte psicossocial a esses jovens através de uma equipe multidisciplinar, para que os participantes entendam como os métodos de hospitalização podem influenciar no desenvolvimento da criança. O encontro também aborda como medidas de educação preventiva pode auxiliar no empoderamento das vítimas de violência. Confira a programação completa aqui.

No dia 19, os eventos serão das 18 às 21h30. Já no dia 12, das 8 às 18 horas. As inscrições custam R$25,00 para graduandos e R$30,00 para pós-graduandos, profissionais e público em geral e podem ser feitas aqui

O evento será realizado no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, Rua Professor Aymar Baptista Prado, 835, campus USP Ribeirão, Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: ciadorisousp@gmail.com

Por: Joice Soares e  Júlia Gracioli