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Cartilha orienta profissionais a lidar com a violência escolar

A violência escolar é um problema grave e complexo e reflete de forma negativa no desenvolvimento dos estudantes, segundo especialistas. As denúncias de casos de violência praticados por alunos contra a escola, seus professores ou colegas são comuns e alcançaram números alarmantes em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Para melhorar o conhecimento dos diversos envolvidos no ambiente escolar sobre a temática violência escolar, pesquisadores do Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Violência (GREIVI) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP criaram a cartilha “Violência Escolar: Ações de Intervenção e Prevenção”.

Para a professora e uma das idealizadoras da cartilha Zeyne Scherer da EERP o material foi elaborado para ampliar o conhecimento de alunos, familiares, professores, coordenadores, diretores, funcionários e outros interessados na temática violência escolar. É esperado que isso os leve a responder positivamente frente a situações deste tipo de violência, com seu enfrentamento e adoção de medidas preventivas e, consequentemente, promovendo a saúde mental no ambiente escolar.

A cartilha foi elaborada a partir das discussões no GREIVI, no Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC) da Universidade Fernando Pessoa (UFP) de Porto, Portugal e, dos resultados do projeto “Oficina: Habilidades para o Enfrentamento da Violência Escolar”.

Cartilha

A cartilha traz um conteúdo atual, com abordagens como: as formas de manifestação da violência escolar; classificação da violência quanto à natureza dos atos; bullying; consequências da violência escolar na saúde, na cognição e na socialização. Também traz informações sobre ações de intervenção e prevenção e de programas socioeducacionais e, ainda, o cyberbullying.

A cartilha está disponível online e nas escolas públicas de educação básica de Ribeirão Preto.

Oficina

A oficina é resultado do projeto “Oficina: Habilidades para o Enfrentamento da Violência Escolar” que teve como objetivo proporcionar momentos de capacitação e reflexão para profissionais da educação – professores, coordenadores, diretores, agentes de organização escolar e técnicos administrativos – da Diretoria de Ensino Região Ribeirão Preto.  Nas oficinas foram realizados diálogos a respeito da violência escolar, exercícios e testes de casos práticos e, atividades programadas com pequenos grupos.

Este projeto colaborou também com a formação do estudante de graduação e de pós-graduação, por meio de ações no campo da educação, capacitando-os para: a confecção e difusão de tecnologias de ensino destinadas ao enfrentamento da violência escolar e à promoção de saúde mental; a aquisição de responsabilidade social e coletiva, estimulando-os na produção de projetos de extensão e cultura coletivos, em parceria com as comunidades assistidas; o desenvolvimento de habilidades em métodos de pesquisa e elaboração de relatórios técnicos e divulgação do conhecimento científico em periódicos nacionais e internacionais.

Também, desde 2009, são desenvolvidos projetos de pesquisa e de extensão vinculados à Pró-Reitoria de Cultura de Extensão Universitária da USP a fim de trabalhar a autoestima, a tolerância e a cooperação entre estudantes do ensino fundamental de uma escola da cidade de Ribeirão Preto. Estes projetos são coordenados pela .professora Zeyne e contam com a participação de pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, profissionais da saúde e da educação do GREIVI e do OPVC da UFP. A escolha desta escola foi em função da alta frequência de incidentes de violência e dificuldades na condução do processo de ensino-aprendizagem. Aliado a isso, houve a disponibilidade e o interesse da direção e de professores para o desenvolvimento de pesquisas, e de coordenadores ou assistentes de direção atuantes, empenhados em promover ações de cidadania e cultura.

De acordo com a professora Zeyne, a partir das reflexões dos participantes e discussões sobre os valores, práticas e vivências, foram elaborados os temas enfocados na cartilha. Antes de sua distribuição, o material foi revisado por especialistas na temática e em educação.

Por: Joice Soares
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