Aluno da Enfermagem recebe prêmio internacional

O doutorando da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP Álvaro Francisco Lopes de Sousa (foto) recebeu o prêmio “Top reviewer – global Peer Review Awards” da Publons.

A Publons é um site no qual acadêmicos rastreiam, verifica e mostram suas revisões editoriais, de maneira que estimule pesquisadores a atuar como pareceristas. Além de oferecer espaço para o registro das atividades, a plataforma possui mecanismos de avaliação de desempenho acadêmico com recompensa para o trabalho do parecerista.

Segundo o site Publons o prêmio ECR Reviewers Choice Award reconhece os talentos de pesquisadores excepcionais e jovens que estão contribuindo significativamente para a revisão por pares ou que tiveram influência na melhoria do sistema.

O prêmio abrangeu pouco mais de 200 pesquisadores de instituições européias como, Itália, França e Portugal. O Brasil teve seis ganhadores, mas Sousa é o único premiado na área de Enfermagem. “Eu fui pego de surpresa pelo prêmio, com tantos revisores bom pelo mundo não imaginei que poderia estar entre os destaques”, conta Sousa.

Por Joice Soares