Programa da University of Alberta/Faculty of Nursing (UofA), Canadá

Informações sobre o programa:
Quem pode participar: alunos de doutorado que concluíram todas as etapas do programa, exceto a defesa da tese; pós-doutorandos; e professores e pesquisadores em início de carreira (primeiros cinco anos para a Universidade de Alberta, mas estão abertos a discussões para definição de período).

Requisitos: ser residente de um país de baixa e média renda; ser estudante em tempo integral ou acadêmico em uma universidade em um país de baixa e média renda; e ser convidado por um membro do corpo docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Alberta.

Critérios de seleção: qualidade do plano de pesquisa do candidato, incluindo: originalidade, importância e viabilidade das atividades de pesquisa propostas, incluindo as etapas de conclusão e disponibilidade de recursos; relevância para necessidades institucionais/comunitárias nos LMICs; adequação entre a experiência em pesquisa do membro do corpo docente da UofA e os interesses de pesquisa do candidato; interesse demonstrado em liderança, avanço de um programa de pesquisa e/ou envolvimento da comunidade em um contexto de um LMIC.

Documentos:
     1) Carta de Intenção, escrita em conjunto pelo candidato e pelo membro do corpo docente da UofA, que inclui: um breve esboço da experiência profissional do candidato; um resumo do projeto/atividade de pesquisa proposto, descrição da compatibilidade entre a experiência/programa de pesquisa do membro do corpo docente da UofA e a do candidato; resultados esperados e o impacto da visita do candidato nos seus objetivos de carreira (máximo de duas páginas).
     2) Orçamento de pesquisa com justificativa (uma página máxima) - a University of Alberta forneceu o modelo anexo que não necessariamente precisa ser seguido.
    3) Curriculum vitae do candidato (cinco páginas no máximo).
    4) Curriculum vitae do membro do corpo docente da UofA (cinco páginas no máximo).
    5) Declaração de elegibilidade assinada pelo candidato (conforme modelo fornecido pela UofA) - última página do documento anexo.

Todas as inscrições devem usar uma fonte de fácil leitura, tamanho 12, espaço simples, sem fonte condensada ou espaçamento. As inscrições devem ser enviadas como um único arquivo PDF com o assunto “FON-UAlberta Visiting Scholar 2023-2024” para o seguinte endereço de e-mail: Nursing.global@ualberta.ca. As inscrições devem ser enviadas em conjunto pelo candidato e pelo membro do corpo docente da UofA.

Recursos financeiros: um valor máximo de $15.000 (dólares canadenses) será disponibilizado por inscrição - de acordo com o tempo de permanência solicitado pelo candidato (de 2 semanas a três meses), para cobrir as seguintes despesas potenciais: viagem (incluindo passagem aérea - rota mais direta e econômica, taxas aeroportuárias, seguro médico, imunização, transporte terrestre), visto canadense, despesas mensais (acomodação, transporte local, alimentação), despesas de pesquisa (máximo permitido de $5.000 dólares canadenses por inscrição).
Nota: As despesas de pesquisa devem ser gerenciadas pelo supervisor anfitrião da Universidade de Alberta. O docente anfitrião será responsável pela disponibilização dos fundos de acordo com o orçamento proposto.

Requisitos do programa: os candidatos devem comprometer-se com uma estadia mínima de duas semanas no Canadá até um máximo de três meses. Uma vez selecionados, os candidatos têm um ano para realizar os preparativos necessários para a viagem e chegar à Universidade de Alberta.

Prazos: as inscrições estão abertas para 2023-2024. As inscrições serão aceitas continuamente até que os fundos se esgotem. Para perguntas adicionais, os contatos são: Dra. Jordana Salma (sjordana@ualberta.ca) e Nooria Naeemi (naeemi@ualberta.ca).