Leia as últimas News

PROJETO: O EGRESSO DE ENFERMAGEM E O MUNDO DO TRABALHO

As Diretrizes Curriculares Nacionais preveem a formação de enfermeiros generalistas, com competência técnica, política, ética e humana para atuar em distintos campos de prática. Este fato aumenta a responsabilidade e compromisso das instituições de ensino superior na formação de profissionais que atendam às demandas do mercado de trabalho e do Sistema de Saúde Brasileiro, bem como, reforçam a necessidade de desenvolver estudos de acompanhamento dos egressos de modo a conhecer a sua realidade e contexto de trabalho.
Esta pesquisa teve apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e foi desenvolvida com objetivo de caracterizar o perfil do enfermeiro egresso de uma IES do estado de São Paulo, analisando características sócio demográficas e de formação profissional, bem como sua inserção no mundo do trabalho, mediante o desenvolvimento de uma metodologia de acompanhamento de egressos.
Analisar o perfil profissional de egressos e acompanhar o seu movimento no mercado de trabalho permite a disponibilização de ferramentas de avaliação aos centros formadores sobre o impacto da formação nos serviços de saúde, bem como estabelecer estratégias para melhor qualificação do processo de formação, contribuindo para a prestação de atenção de enfermagem de qualidade.

Saiba mais clicando aqui.