Oportunidade Capes »

• Telefone
      55 16 3315-3393
      crint@eerp.usp.br
Para complementar os esforços dos cursos de pós-graduação no Brasil, a CAPES concede bolsas de estudo no exterior, alimentando assim os meios acadêmicos e de pesquisa do país com recursos humanos de alto nível.

Os interessados devem conferir o lançamento dos Editais e respectivos Calendários no site da CAPES

Estes são os programas que a CAPES mantém no exterior:

Doutorado

Destinado a candidatos de comprovado desempenho acadêmico e que se dirijam a instituições de excelência e prestígio internacional, em áreas de reconhecida carência de grupos consolidados no país.

Estágio de Doutorando

PDSE é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3 concedida pela última Avaliação Trienal da CAPES. Esse programa pode disponibilizar bolsas de 3 a 12 meses em uma instituição estrangeira, para o desenvolvimento de pesquisas e complementação de projetos de doutorado.

Estágio Pós-Doutoral

Permite que o professor e/ou pesquisador doutor desenvolva atividades conjuntas com seu(s) colega(s) ou grupo congênere no exterior. Os pesquisadores com mais de oito anos e que se enquadram na categoria pesquisador 1 do CNPq ou equivalente, devem se candidatar pelo Estágio Sênior.

Estágio Sênior

Permite que o professor e/ou pesquisador doutor, com formação obtida há mais de oito anos, que se enquadre na categoria pesquisador 1 do CNPq ou equivalente e com vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou de pesquisa brasileira, desenvolva atividades conjuntas com seu(s) colega(s) ou grupo congênere no exterior.

Programa de Apoio a Eventos no Exterior (PAEX)

Apóia a apresentação de trabalhos científicos de professores e pesquisadores em eventos no exterior.

Programa de Áreas Estratégicas e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

Concede bolsas no exterior, em várias modalidades, em apoio aos projetos de pesquisa integrantes do Programa Nacional de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Áreas Estratégicas e aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

Grande Prêmio CAPES de Teses

Apoio restrito aos ganhadores do Grande Prêmio CAPES de Teses para realização de Estágio Pós-Doutoral no Exterior e aos seus respectivos orientadores para a apresentação de trabalhos científicos em eventos no exterior.