Summary: A música tem influência na melhoria da qualidade de vida das pessoas e muitas são as referencias de que há alívio do sofrimento, provenientes da intensidade do trabalho e das diversas situações difíceis vivenciadas nas rotinas diárias das diferentes instituições, fatores causadores de grande desgaste físico e mental.
Na psiquiatria, além dos quadros funcionais genuinamente psiquiátricos, há também os de etiologia orgânica, muitos extremamente graves, onde a dependência pode ser quase que total em ternos físicos e também psíquicos. Ouvir música, nesses casos, traz um benefício muito grande, possibilitando um maior controle dos sintomas psíquicos e comportamentos mais condizentes com a realidade. A interação da pessoa, muitas vezes dificultada pelos transtornos mentais que a acometem, pode ser facilitada com o uso da música (SILVA, 1993). Isto é de importância ímpar, pois a interação é uma condição sempre presente na vida humana, principalmente quando há dificuldade em exteriorizar o sentimento devido a presença da patologia e particularmente da psicopatologia, que levam a um grande sofrimento psíquico (SÃO MATHEUS, 1998).
Este projeto visa a:
1) oferecer momentos de lazer, alegria e descontração, através da audição de música, ao vivo, instrumental e vocal, à pessoas portadoras de transtornos mentais internadas em duas unidades de psiquiatria de hospital geral;
2) oferecer oportunidades a essas pessoas de aproximação e interação, tanto entre elas, quanto entre elas e a equipe que desenvolve a atividade, tendo a música como um meio facilitador;
3) oferecer ao aluno participante do projeto, oportunidade de aproximação e interação com as pessoas citadas, aproveitando o seu potencial artístico e criativo como meio para o alívio do sofrimento psíquico das pessoas citadas.
Representatives: Prof. Dr. Luiz Jorge Pedrão
Attendance: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, 3º andar – Setor de Psiquiatria
segundas e quartas feiras, das 20h às 21h30min.
Contact: Prof. Dr. Luiz Jorge Pedrão
e-mail: lujope@eerp.usp.br