» Extensão

Ligas Estudantis »
Liga Acadêmica de Enfermagem na Atenção Multiprofissional ao Diabetes Mellitus - LAEbetes

A Liga Acadêmica de Enfermagem na Atenção Multiprofissional ao Diabetes Mellitus (LAEbetes), fundada em 14 de Novembro de 2020, é uma entidade estudantil, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. A entidade foi idealizada e criada por Ana Julia Chiuzzi de Oliveira Campos e Matheus Pereira dos Santos Moraes, com colaboração dos alunos, Carolina Rosa de Souza, Gabrieli Fernanda Vianna Teodoro, Hellora Vassura, Jaqueline de Lima Souto, Maria Eduarda Machado e Zípora Hadassa Ferreira Emidio todos acadêmicos do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e de Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, tendo como tutoras a Profª. Drª. Carla Regina de Souza Teixeira, docente vinculada ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e a Profª.Drª Angelina Lettiere Viana, docente vinculada ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

A sua criação resultou da necessidade de contribuir com a formação dos graduandos e pós-graduandos, visando que o progressivo aumento da prevalência do diabetes mellitus, exige dos enfermeiros e dos profissionais da área da saúde, a busca de intervenções e estratégias para a prevenção, o tratamento e controle da doença. Desta forma, a criação desta Liga justifica a importância do diagnóstico precoce, tratamento imediato e educação das pessoas com Diabetes Mellitus para melhoria da qualidade de vida e redução dos custos dos cuidados à saúde.