» Extensão

Ligas Estudantis »
Liga Acadêmica de Enfermagem Pediátrica e Neonatal

A Liga Acadêmica de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, doravante designada LAEPEN, fundada em dia 21 de novembro de 2022, é uma entidade estudantil, sem fins lucrativos e de duração ilimitada. A sua criação resultou da idealização de acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), surgindo pela iniciativa dos alunos Ana Julia Chiuzzi de Oliveira Campos, Fernanda Silva Novaes, Gabrielle Gonçalves Veloso, Gabrielly Stechi, Isabela Helena Seccarecio, Isabela Ventura, Julia Hannah Teixeira, Laura Marques Prizanteli, Mariana Silva Navarro, Matheus Pereira dos Santos Moraes, Pâmela Eduarda Pinheiro Rosa Pavão tendo como tutoras, a Profa. Dra. Lucila Castanheira Nascimento e a Profa. Dra. Luciana Mara Monti Fonseca, docentes vinculadas ao Departamento Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, cotutora a Enfa Juliana Villela Bueno, e mentoras os alunos de pós-graduação Enfa Aline Natalia Domingues, Enfa Beatriz Molina Carvalho, Enfa Larissa Karoline Dias da Silva Cassemiro, Enfa Mariane Caetano Sulino Gonçalves, Enfa Milena de Lucca, Enfo Taison Regis Penariol Natarelli e Enfa Tatiane Geralda André.
A criação da liga foi idealizada por alunos que verificaram a necessidade da contribuição e aprimoramento da formação dos graduandos, foram percebidas lacunas no contato com a população pediátrica e neonatal, principalmente a partir da pandemia da COVID-19, que desencadeou dificuldades para o ensino e aprendizagem dos alunos. Também enfatiza-se que o cuidado com a saúde neonatal e pediátrica exige dos enfermeiros e dos profissionais da área da saúde a busca de intervenções e estratégias para a promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e controle da doença. Desta forma, a criação desta Liga justifica-se pela importância que o Enfermeiro tem como líder no cuidado, tratamento imediato e educação das crianças e adolescentes que possuem alguma doença ou fator além dos parâmetros de normalidade, objetivando a melhoria na promoção de saúde e na qualidade de vida, assim como o apoio ao cuidador/responsável pelo destinatário do cuidado.
A Liga objetiva contribuir com atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão de serviços à comunidade, visando contribuir para o desenvolvimento científico, de grupos de estudo e discussões, palestras e cursos extracurriculares, campanhas de incentivo, conscientização,
arrecadação e promoção relacionados aos interesses da LAEPEN, assim como o aprimoramento dos e nos conteúdos interdisciplinares que envolvem o campo dos cuidados de saúde no campo da Enfermagem Pediátrica e Neonatal, e das grandes áreas da Saúde e Educação.