A EERP
em números

» Pesquisa

Grupos de Pesquisa »
Lista (A-Z)

  • Informações gerais
    • Presidente
      Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio
    • Vice-Presidente
      Profa. Dra. Renata Karina Reis
    • Secretária
      Rosana Martins Farias de Oliveira
    • Telefone
      (16) 3315.3386
    • .
      .
    • E-mail
      compesq@eerp.usp.br
  • » Biomarcadores na sepse, Monitorização Hemodinâmica e Prevenção de Infecção em UTI

    Lideres:
    Mayra Gonçalves Menegueti

    Maria Auxiliadora-Martins

    Objetivos:

    Trata-se de grupo interdisciplinar de pesquisa em controle e prevenção de infecção em UTI estudando diversos aspectos clínicos e epidemiológicos do combate à infecção. O grupo é constituído por professores da Divisão de Medicina Intensiva e da Escola de Enfermagem da USP (EERP), profissionais da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar que trabalham em parceria no desenvolvimento de protocolos de pesquisa clínica.

    Linhas de Pesquisa:
    » Dinâmica da Organização de Serviços de Saúde e Enfermagem
    » Processo Saúde Doença e Epidemiologia

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5604416349625166

  • » Centro de Estudos de Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem

    Lideres:
    Lucieli Dias Pedreschi Chaves

    Ana Maria Laus

    Objetivos:

    Aprofundar estudos relativos à gerência de enfermagem, bem como da gestão de sistemas e serviços de saúde, com ênfase em recursos humanos, modalidades de gestão, produção de serviços de saúde, gastos em saúde, processo de trabalho, tendo como foco a atenção hospitalar em serviços de alta complexidade/ alto custo conforme a perspectiva do Ministério da Saúde.

    Linhas de Pesquisa:
    » Dinâmica da Organização de Serviços de Saúde e Enfermagem

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Os trabalhos do grupo têm repercussões na área de Gestão Pública Hospitalar produzindo inovações teórico-práticas na perspectiva da co-gestão. O enfoque da co-gestão tem ampliado o escopo de atuação gerencial do enfermeiro projetando-o para uma dimensão de trabalho de equipe interdisciplinar e de integralidade do cuidado em saúde. Esse conhecimento produzido tem impacto também na área de Recursos Humanos em saúde em seus eixos de formação e de prática profissional, criando possibilidades de atuação dos pesquisadores no Observatório de Recursos Humanos em Saúde -OPAS/MS e no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Ministério da Saúde.

    Parcerias:
    » Faculdade de Enfermagem e Nutrição - UFG
    » Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR - CCBS

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6089464268813304

  • » Educacao e saúde /enfermagem: políticas, práticas, formacao profissional e formação de professores

    Lideres:
    Adriana Kátia Corrêa

    Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza

    Objetivos:

    O objetivo deste grupo é produzir conhecimentos voltados à formação de profissionais da saúde/enfermagem, no âmbito da graduação e do ensino técnico, e à prática educativa da promoção da saúde na educação básica, a partir de três linhas de pesquisa: O ensino de graduação em enfermagem/saúde; A educação profissional em enfermagem/saúde e Promoção da saúde na educação básica. Esses conhecimentos poderão fundamentar mudanças nas práticas da docência/gestão de ensino em graduação/ensino técnico e da promoção da saúde na educação básica, tendo em vista a construção do cuidado integral em saúde e da cidadania.

    Linhas de Pesquisa:
    » Educação em Saúde e Formação de Recursos Humanos

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5345030251391782

  • » Fisiologia da Inflamação Sistêmica

    Lider:Evelin Capellari Cárnio

    Objetivos:

    O objetivo maior do estudo consiste no controle da temperatura corporal e pressão arterial na sepse.

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/627449

  • » Grupo de Altos Estudos de Avaliação de processos e práticas da Atenção Primária à Saúde e Enfermagem - GAAPS

    Lideres:
    Profª Drª Ione Carvalho Pinto

    Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio

    Objetivos:

    O propósito fundamental é oferecer suporte aos processos decisórios na Atenção Primária à Saúde (APS), subsidiando a identificação de problemas, avaliando o impacto destas práticas e auxiliando na reorientação das ações e serviços prestados à população, incluindo a prática da enfermagem. Para este fim, serão utilizadas ferramentas específicas como a epidemiologia e indicadores de desempenho em saúde.

    Linhas de Pesquisa:
    » Processo Saúde Doença e Epidemiologia
    » Práticas, Saberes e Políticas de Saúde

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Avaliar os sistemas, programas de serviços de saúde considerando o sinergismo entre os seus determinantes (estruturas, recursos humanos e processos) vinculados à política de saúde e ao estado de saúde, subsidiar o planejamento e a gestão do Sistema de Saúde; reordenar a execução das ações e serviços; redimensionar as necessidades da assistência; racionalizar os recursos e controla os custos e, finalmente, melhorar a resolutividade do Sistema de Saúde e a qualidade dos serviços, permitindo assim, evidenciar processos que permitam a coordenação de Redes pela APS.

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2182813342518358

  • » Grupo de Estudo da Reabilitação de Pacientes Cirúrgicos e Oncológicos- GARPO

    Lideres:
    Namie Okino Sawada

    Helena Megumi Sonobe

    Objetivos:

    As pesquisas realizadas pelo grupo têm como meta subsidiar o cuidado de enfermagem inserido na Política Nacional de Atenção Oncológica. Os resultados obtidos contribuem com conhecimentos para a intervenção de enfermagem pela reabilitação de pacientes cirúrgicos, oncológicos, e estomizados para a sua sobrevivência (fim) e de seus familiares, com qualidade de vida (meio), por meio de ações físicas e psicossociais. Os estudos seguem paradigmas e metodologias distintas, com destaque para: 1) estudos de busca de melhores evidências para o cuidado do paciente cirúrgico e/ou oncológicos; 2) estudos na abordagem quantitativa de validação de instrumentos, de avaliação das condições físicas e psicossociais e intervenções; 3) estudos na abordagem sócio-antropológica sobre a experiência subjetiva da sobrevivência de pacientes cirúrgicos, oncológicos, estomizados e seus familiares. A formação de recursos humanos para a intervenção na reabilitação tem se dado por meio de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado, como também no oferecimento de disciplinas de graduação, pós-graduação stricto e lato sensu. Os pesquisadores coordenam grupos de extensão com atendimentos aos pacientes cirúrgicos, oncológicos e estomizados, em diferentes etapas da sobrevivência, em que os conhecimentos são aplicados e avaliados.

    Linhas de Pesquisa:
    » Comunicação em Enfermagem
    » Educação em Saúde
    » Processo de Cuidar do Adulto com Doenças Agudas e Crônico-Degenerativas

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    O grupo tem reconhecimento nacional e internacional pelas pesquisas desenvolvidas na área da reabilitação e qualidade de vida dos pacientes oncológicos e na formação de recursos humanos com o Curso de Especialização em Oncologia que atende a uma demanda local, regional, nacional e internacional. Os delineamentos de pesquisas são na linha quantitativa, qualitativa e métodos de revisão com temas atuais e importantes na área da oncologia. Atualmente o Grupo tem desenvolvido pesquisas clínicas, testando vários tipos de intervenção para melhorar a qualidade de vida dos pacientes em tratamento do câncer e como perspectiva espera continuar desenvolvendo pesquisas clínicas com rigor maior nos delineamentos( estudos clínicos randomizados e controlados) para produzir evidências mais fortes. Também tem se dedicado a estudos na abordagem antropológica, com finalidade de elaborar um modelo cultural da sobrevivência de pacientes em diferentes terapêuticas oncológicas, contribuindo para a intervenção de enfermagem, visando à reabilitação com qualidade de vida.

    Site:
    » http://www.eerp.usp.br/garpo/
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/767949

  • » Grupo de Estudo sobre Prevenção do Uso Nocivo do Álcool e ou Drogas - GRUPAD

    Lider:Sandra Cristina Pillon

    Objetivos:

    O GRUPAD tem como objetivo desenvolver trabalhos na área de pesquisa científica, ensino, assistência e prevenção do uso do álcool e ou de outras drogas entre os diversos grupos da população. Possibilitando assim, identificar fatores de risco e proteção, os conceitos, conhecimentos, habilidades e mudanças de comportamento em relação ao uso de tais substâncias psicoativas; desenvolver atividades de ensino e extensão, orientando e encaminhando os problemas mais complexos, bem como formar e/ou treinar recursos humanos, visando à formação de agentes multiplicadores nessa área. A formação do presente grupo, assim como o desenvolvimento da pesquisa em questão, fomentará a linha de pesquisa Uso e abuso de drogas do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas, incentivando o desenvolvimento diversos estudos na área, auxiliando assim, cada vez mais à compreensão desse fenômeno.

    Linhas de Pesquisa:
    » Promoção de Saúde Mental
    » Uso e Abuso de Álcool e Drogas

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Trabalhos desenvolvidos no âmbito da prevenção, assistência e ensino sobre os temas:
    Beber e dirigir: buscando a prevenção;
    Espiritualidade em usuários de drogas;
    Uso de álcool e adolescentes: fatores de risco e proteção;
    Uso de álcool em idosos;
    Assistência de Enfermagem aos usuários de álcool e ou de outras drogas;
    Estudos de seguimento em usuários de crack.

    Parcerias:
    » University of Birmingham

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4557566957107519

  • » Grupo de Estudos do Comportamento Alimentar e Transtornos Alimentares-GeComTA

    Lider:Profa. Dra. Rosane Pilot Pessa

    Objetivos:

    Aprofundar o estudo, as pesquisas e intervenções que envolvem o comportamento alimentar da população visando a promoção da saúde física e mental bem como o aprimoramento da atenção nutricional às doenças que possam comprometer as atitudes alimentares saudáveis.

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Os trabalhos darão oportunidade de integração entre docentes e discentes da Universidade de São Paulo e de outras instituições do país e do exterior, a fim de construir espaços para discussão e divulgação da ciência.

    Parcerias:
    » Profª. Drª. Carolina Leonidas, Prof. Dr. Manoel Antônio dos Santos, Profª. Drª. Marina Garcia Manochio e Profª. Drª. Vivian Marques Miguel Suen

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/664067

  • » Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental - GEPEMEN

    Lider:Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato

    Objetivos:

    O Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental - GEPEMEN - é formado por docentes, pesquisadores independentes, pós-graduandos, graduandos e profissionais. Tem por objetivo, desde sua constituição em 2009, conduzir estudos e pesquisas em saúde mental em múltiplas vertentes. Os projetos e estudos concluídos e em desenvolvimento pelo grupo estabelecem uma linha de convergência em torno da promoção de saúde mental, cujo repertório inclui estudos sobre o ensino, abordagens terapêuticas performáticas, cuidado ao cuidador e problemáticas específicas como estresse e uso de substâncias psicoativas.

    Parcerias:
    » Dra. Edna Idalia Paulina Navarro Oliva - ESTADOS UNIDOS MEXICANOS

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/780747

  • » Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança do Paciente - GEPeSP

    Lideres:
    Fernanda Raphael Escobar Gimenes

    Soraia Assad Nasbine Rabeh

    Objetivos:

    O grupo congrega pesquisadores, pós-graduandos, estudantes do curso de graduação em enfermagem e enfermeiros atuando em Serviços de Saúde com interesse na temática segurança do paciente, com enfoque em sistemas de medicação e úlceras de pressão. O grupo desenvolve estudos para produzir novos conhecimentos e para promover a utilização de resultados de pesquisas e outras evidências visando a segurança do paciente.

    Linhas de Pesquisa:
    » Processo de Cuidar do Adulto com Doenças Agudas e Crônico-Degenerativas

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    A repercussão nacional do grupo mais evidente, considerando se tratar de um grupo jovem, é a sua participação na criação da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente e a participação na Rede Internacional de Enfermagem e Segurança do Paciente, organizada pela OPS. As publicações científicas dos integrantes do grupo o colocam na posição de pioneiros no estudo dessa temática no país.
    Oito estados brasileiros participam na atualidade na Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente e profissionais de sete estados estão atuando nos processos de criação das redes estaduais. São mais de 300 enfermeiros envolvidos na Rede.

    Parcerias:
    » Universidade Estadual do Ceará
    » Universidade Federal de Goiás
    » Université Laval
    » Universidad de Salamanca
    » Universidade Paulista
    » Departamento de Ciências da Saúde e Educação Física - UFAC
    » Lakehead University
    » Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais
    » University of Agder

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1597060303304852
    » http://www.eerp.usp.br/feridascronicas/

  • » Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação no Processo em Enfermagem – GEPECOPEN

    Lideres:
    Isabel Amélia Costa Mendes

    Simone de Godoy

    Objetivos:

    Investigar a comunicação no processo de enfermagem em âmbito interpessoal, grupal, de massa, institucional e de investigação.

    Linhas de Pesquisa:
    » Comunicação em Enfermagem

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/638026

  • » Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento – GEPESADES

    Lideres:
    Carla Aparecida Arena Ventura

    Juliana Gazzotti

    Objetivos:

    Desenvolver estudos sobre as interfaces entre a enfermagem, saúde global, direitos humanos e desenvolvimento humano.
    Desenvolver pesquisas interdisciplinares focando as interrelações entre a enfermagem, saúde global, direitos humanos e desenvolvimento humano.
    Promover a integração dos temas estudados e discutidos pelo grupo no ensino de graduação e pós-graduação em enfermagem e em outras áreas da saúde e relacionadas.
    Promover estratégias de disseminação e compartilhamento do conhecimento gerado pelo grupo à comunidade.

    Linhas de Pesquisa:
    » Estudos sobre a Conduta, a Ética e a Produção do Saber em Saúde

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    O GEPESADES foi formalmente certificado pela Universidade de São Paulo e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em julho de 2010. Está, portanto, em processo de construção e consolidação.

    Parcerias:
    » University of Alberta

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0076036201170160

  • » Grupo de Estudos e Pesquisas em Genética e Genômica

    Lider:Milena Jorge Simões Flória Lima Santos

    Objetivos:

    Gerar e disseminar conhecimento, a partir da pesquisa interdisciplinar e multiprofissional em genômica.

    Linhas de Pesquisa:
    » Genômica e Imunobiologia Aplicadas à Saúde Pública

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    O GEPEG possui crescente produção técnico-científica, financiada pela FAPESP e CNPq, em colaboração com pesquisadores de universidades internacionais e nacionais na área da Genômica e da Imunobiologia. Tem colaborado na formação de recursos humanos (Mestres, Doutores e Pós-doutores), com ênfase na integração da prática laboratorial em Biologia Molecular aos cuidados de Enfermagem. Uma das suas principais repercussões é a disseminação de estudos e pesquisas dentro da temática Cuidado de Saúde baseado em Genômica, com a finalidade de promover o conhecimento científico nesse campo e difundir sua produção por meio da pesquisa, do ensino e da extensão comunitária.

    Parcerias:
    » Departamento de Genética, Departamento de Imunologia e Serviço de Oncologia Clínica HCFMRP/USP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP
    » City of Hope Comprehensive Cancer Center (COH), Department of Clinical Cancer Genetics - Duarte, CA, USA

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5389525293067787

  • » Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde das Mulheres - GMulheres

    Lider:Flávia Azevedo Gomes-Sponholz

    Objetivos:

    Promover discussões e reflexões e desenvolver pesquisas sobre a saúde da mulher em suas diversas questões atuais, por meio da qualificação e atualização profissional e pessoal.
    Produzir pesquisas que gerem conhecimento científico e produção científica de qualidade alinhada ao avanço da ciência na temática da mulher.
    Especificamente para os acadêmicos de enfermagem o objetivo do grupo é possibilitar a participação do aluno em atividades de estudos diferentes daquelas do dia a dia da sala de aula e dos campos de estágio.

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/533158

  • » Grupo de Estudos em Cuidados Paliativos (GECUPA)

    Lider:Fabiana Bolela de Souza

    Objetivos:

    O grupo foi criado em setembro de 2018 e, mensalmente promove reuniões com duração aproximada de 1h30 com orientandos e outras pessoas interessadas na temática dos Cuidados Paliativos para a discussão de artigos científicos, apresentação de projetos de iniciação científica e mestrado e palestras ministradas por profissionais externos à USP, que atuam em cuidados paliativos. Em outubro de 2020 o grupo passou a contar com três pesquisadoras portuguesas, sendo duas delas, docentes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Linha de Pesquisa: O cuidar de adultos e idosos

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/696813

  • » Grupo de Estudos em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

    Lideres:
    Jacqueline de Souza

    Toyoko Saeki

    Objetivos:

    Criar um espaço para o estudo dessa especialidade, nos aspectos de políticas de saúde mental e mais especificamente nas questões ligadas à desinstitucionalização; trocar experiências no âmbito da docência, pesquisa e extensão.

    Linhas de Pesquisa:
    » Enfermagem Psiquiátrica: o Doente, a Doença e as Práticas Terapêuticas

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    O grupo mantem a regularidade dos encontros quinzenais com a participação de estudantes do Curso de Bacharelado em Enfermagem e Curso de Licenciatura em Enfermagem (Iniciação Científica); pós-graduandos nível mestrado e doutorado; profissionais dos serviços da área de saúde mental (médico, nutricionista e enfermeira) e docentes. Nos encontros foram realizadas leitura e discussões de livros, artigos científicos da área, discussões sobre os projetos de pesquisas dos participantes do grupo, além de assistir e comentar filmes. Durante este período foram concluídas: defesa de tese de doutorado; dissertações de mestrado e trabalho de iniciação científica, os quais foram encaminhados para publicação em forma de artigos em periódicos da área, além disso, possibilitou a Educação Permanente dos profissionais da área de saúde mental que mantêm vínculo com o grupo. O grupo estabelece contatos com docentes de outras universidades do país com a finalidade de refletir sobre o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental e a formação de recursos humanos na área

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/739534

  • » Grupo de Estudos Epidemiológico-Operacionais em Tuberculose - GEOTB

    Lideres:
    Ricardo Alexandre Arcêncio

    Aline Aparecida Monroe

    Objetivos:

    Disponibilizar resultados de pesquisa para subsidiar a formulação, o planejamento e a execução de políticas públicas no controle da tuberculose; Contribuir para a formação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas que avaliam a prestação de serviço ao doente de tuberculose; Avaliar a transferência de conhecimentos, práticas e tecnologias para o serviço de saúde no controle da Tuberculose; Avaliar o desempenho da assistência (diagnostico e tratamento) ao doente de Tuberculose nos serviços de Atenção Básica.

    Linhas de Pesquisa:
    » Práticas, Saberes e Políticas de Saúde

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Desenvolvimento de um trabalho em REDE / Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB), com a participação de pesquisadores/alunos de diferentes instituições universitárias, gestores/profissionais de serviços de saúde de nível federal, estadual e municipal, membros da sociedade civil organizada e organismos nacionais e internacionais com divulgação de resultados em rede e junto aos parceiros.

    Parcerias:
    » Pesquisadores da REDE-TB
    » Ministério da Saúde
    » Union Against Tuberculosis
    » Lung Disease
    » Projeto ICOHRTA
    » “Inovative approaches for Training in Clinical Operational and Health System Research for TB control in Brazil” - Johns Hopkins University

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/461338
    » http://www.eerp.usp.br/geotb

  • » Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Violência – GREIVI

    Lideres:
    Zeyne Alves Pires Scherer

    Edson Arthur Scherer

    Objetivos:

    Promover a saúde, prevenir a violência e auxiliar na reabilitação dos sujeitos, articulando os saberes e as práticas das diversas disciplinas, enfrentando o desafio de compreender as raízes históricas e dialéticas da violência bem como responder a ela de modo integrado e holístico.

    Linhas de Pesquisa:
    » Promoção de Saúde Mental

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Artigos publicados e no prelo:

    - Grupo de estudos interdisciplinar sobre violência (GREIVI): a construção de saberes e práticas. Rev. SPAGESP, v.9, n.1, p. 60-65, 2008.

    - Concepções e vivências de mulheres encarceradas sobre a violência . Rev. Cogitare, v. 14, n. 3, p. 435-440, 2009

    - Perfil sociodemográfico e história penal da população encarcerada de uma penitenciária feminina do interior do estado de São Paulo. Rev. SMAD, 2011.

    - Mulheres detentas e suas vivências acerca da violência no cárcere. Oralidades-Revista de História Oral (vinculada ao Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo), 2011.

    Capítulos de livro

    - A violência na perspectiva de mulheres encarceradas. In: Sequeira, C.; Pinho, J.A.; Carvalho, J.C.; Sá, L.. (Org.). Saúde Mental e Equilíbrio Social. Maia - Portugal: SPESM, v. 01, p. 61-9, 2008.

    - Perfil sócio-demográfico da população de um cárcere feminino do interior paulista. In: Sequeira, C.; Pinho, J.A.; Carvalho, J.C.; Sá. L.. (Org.). Saúde Mental e Equilíbrio Social. Maia - Portugal: SPESM, v. 01, p. 109-18, 2008.

    Projeto de Extensão:

    -Grupos de atividades estruturadas com alunos do ensino fundamental: promoção de saúde. (Verba do Fundo de Cultura e Extensão Universitária). Em andamento.

    -A dimensão subjetiva da violência manifestada por alunos do ensino fundamental em uma atividade grupal (IC, 2010). Em andamento.

    Proposta de disciplina de Pós-Graduação - Programa Enfermagem Psiquiátrica
    Violência e saúde mental no contexto escolar (2° semestre de 2011).

    Pesquisas:

    - Perfil socio-demográfico da população carcerária de uma penitenciária feminina do interior paulista. (IC-CNPq 2006) Concluída.

    - Estudo da violência a que mulheres aprisionadas foram expostas em suas vidas. (Projeto Regular FAPESP - 2007/07052-5) Concluída.

    - Violência na perspectiva de mulheres encarceradas. (IC-FAPESP; TCC 2008) Concluída.

    - Manifestação de violência no ambiente universitário: o olhar de acadêmicos de enfermagem. (IC Santander 2010) Concluída.

    - Violência contra crianças e adolescentes no contexto da atenção primária à saúde. Em andamento.

    - Violência no contexto escolar: vivências acadêmicas. Em andamento.

    - Grupo de atividades com crianças e adolescentes: recurso para o aprimoramento do funcionamento pessoal e social. (Mestrado) Em andamento.

    - Estratégias de Coping entre profissionais de uma instituição de privação de liberdade para adolescentes em conflito com a lei. (Mestrado) Em andamento.

    - O tema da violência em currículos de cursos de graduação em enfermagem. (Mestrado) Em andamento.

    - A violência contra crianças e adolescentes no contexto da atenção primária à saúde: conhecimento, habilidades e atitudes dos profissionais da saúde. (Mestrado-Bolsa CAPES) Em andamento.

    - Violência psicológica na adolescência e auto-estima. (Mestrado) Em andamento.

    - A opinião de pacientes, familiares e profissionais sobre o hábito de fumar em uma unidade de internação psiquiátrica de hospital geral. (Projeto Regular FAPESP - nº 2009/05907-9) Em andamento.

    - A opinião de pacientes sobre o hábito de fumar em uma unidade de internação psiquiátrica de hospital geral. (IC CNPq, 2009) Concluído.

    - A opinião de pacientes sobre o hábito de fumar em um setor de internação psiquiátrica de um hospital estadual. (IC CNPq, 2010) Em andamento.

    - Uso de crack e fatores associados: um estudo de seguimento para avaliação do cuidado. Edital Universal – MCT/CNPq/CT-SAÚDE/MS/SCTIE/DECIT nº 41/2010. Linha de Pesquisa Tema 1. Caracterização clínica de usuários de crack. Em andamento.

    Parcerias:
    » Universidade Fernando Pessoa - UFP

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0404592609307199

  • » Grupo de investigação em pesquisa experimental e translação para o cuidado em saúde - GIPET

    Lideres:
    Angelita Maria Stabile

    Amanda Salles Margatho

    Objetivos:

    Fortalecer o aperfeiçoamento de pesquisadores de diferentes instituições universitárias, pós-graduandos, estudantes de graduação em enfermagem e enfermeiros que atuam nos Serviços de Saúde, no desenvolvimento de pesquisas experimentais e na transposição dos resultados oriundos de pesquisas para a prática do cuidado em saúde.

    Linhas de Pesquisa:
    » Fundamentação Teórica , Metodológica e Tecnológica no Processo de Cuidar em Enfermagem
    » Fundamentos teóricos e Filosóficos do cuidar
    » Tecnologia e Inovação no Cuidado em Enfermagem

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Espera-se que o grupo fortaleça o aperfeiçoamento de pesquisadores de diferentes instituições universitárias, pós-graduandos, estudantes de graduação em enfermagem e enfermeiros que atuam nos Serviços de Saúde, no desenvolvimento de pesquisas experimentais e na transposição dos resultados oriundos de pesquisas para a prática do cuidado em saúde. Os resultados dos estudos resultantes do trabalho do Grupo de Pesquisa serão divulgados, para a comunidade científica, por meio de artigos científicos de acesso aberto em periódicos de relevância e impacto, e em eventos científicos nacionais e internacionais. Para a comunidade em geral, os resultados serão divulgados por meio de recursos audiovisuais de livre acesso.

    Parcerias:
    » University of Washington

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/765097

  • » Grupo de Investigação em Reabilitação e Qualidade de Vida - GIRQ

    Lideres:
    Rosana Aparecida Spadoti Dantas

    Carina Aparecida Marosti Dessotte

    Objetivos:

    Investigar as interfaces entre o processo de reabilitação, qualidade de vida e cultura de pessoas em condições crônicas estabelecendo princípios de ação e testar intervenções nos campos da pesquisa e assistência em saúde.

    Linhas de Pesquisa:
    » Fundamentos teóricos e Filosóficos do cuidar
    » Processo de Cuidar do Adulto com Doenças Agudas e Crônico-Degenerativas

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    O Grupo tem buscado a compreensão de construtos e validação de instrumentos, que propiciam o desenvolvimento de projetos que visam à avaliação de intervenções de enfermagem.

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/660870

  • » Grupo de Liderança, Gestão e Gerenciamento em Serviços de Saúde e Enfermagem - LIGGEN

    Lideres:
    Profª Drª Andrea Bernardes

    Profª Drª Carmen Silvia Gabriel

    Objetivos:

    Produzir conhecimento na área de gestão/gerência dos serviços de saúde e de enfermagem, com enfoque em Gerenciamento da Qualidade, Educação Permanente e Liderança em Enfermagem e promover intercâmbio de pesquisadores.

    Linhas de Pesquisa:
    » Dinâmica da Organização de Serviços de Saúde e Enfermagem

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    O grupo tem como perspectiva o desenvolvimento de estudos relacionados a Modelos de Gestão e Gerência dos Serviços de Saúde e de Enfermagem que promovam mudanças e impactos na prática gerencial dos enfermeiros e de toda a equipe multiprofissional.

    Parcerias:
    » Profª Marcia Regina Antonietto da Costa Melo; Profª Yolanda Dora Martinez Évora; Profª Fernanda Ludmilla Rossi Rocha. - Docentes da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP
    » Profª Drª Renata Alessandra Evangelista - Docente da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (CAC/UFG)
    » Profª Drª Maria do Carmo Haddad - Docente da Universidade Estadual de Londrina
    » Profª Drª Laura Misue Matsuda - Docente da Universidade Estadual de Maringá
    » Prof. Dr. Luiz Carlos de Oliveira Cecilio - Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp
    » Profª Drª Greta G. Cummings - Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Alberta – Canadá
    » University of Alberta - UALBERTA

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3615247245478899

  • » Grupo de Pesquisa - Ações Biológicas do Etanol

    Lider:Carlos Renato Tirapelli

    Objetivos:

    Embora nas últimas décadas o efeito do consumo de etanol e as conseqüências desse processo na saúde do indivíduo tenham sido amplamente estudados, muitos aspectos ainda permanecem obscuros, principalmente no que se refere aos mecanismos celulares envolvidos na fisiopatologia do etanol. O resultado conjunto de nosso trabalho contribui para um melhor entendimento dos eventos cardiovasculares que se seguem à ingestão crônica e aguda de etanol tanto nos aspectos referentes às conseqüências sobre a pressão arterial e reatividade vascular, como naqueles relativos à sinalização celular em resposta ao etanol. Publicações recentes do grupo: 1)Ethanol induces vascular relaxation via redox-sensitive and nitric oxide-dependent pathways. Vascul Pharmacol. 2012 Jan-Feb;56(1-2):74-83. 2) Ethanol consumption increases the expression of endothelial nitric oxide synthase, inducible nitric oxide synthase and metalloproteinases in the rat kidney. J Pharm Pharmacol. 2012 Jan;64(1):68-76. 3) Ethanol consumption alters the expression and reactivity of adrenomedullin in the rat mesenteric arterial bed. Alcohol Alcohol. 2012 Jan-Feb;47(1):9-17. 4) Chronic ethanol consumption induces histopathological changes and increases nitric oxide generation in the rat liver. Tissue Cell. 2011 Dec;43(6):384-91. 5) Chronic ethanol consumption reduces adrenomedullin-induced relaxation in the isolated rat aorta. Alcohol. 2011 Dec;45(8):805-14. 6) Chronic alcoholism associated with diabetes impairs erectile function in rats. BJU Int. 2010 Jun;105(11):1592-7. 7) Ethanol-induced vasoconstriction is mediated via redox-sensitive cyclo-oxygenase-dependent mechanisms. Clin Sci (Lond). 2010 Mar 9;118(11):657-68.

    Parcerias:
    » Universidad Autónoma de Madrid - UAM
    » Institut de Pharmacologie - USherbrooke

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4371218903315524

  • » Grupo de Pesquisa - Universidade Saudável: Ciência, Saúde, Cidadania e Bem Estar

    Lideres:
    Eugênia Velludo Veiga

    Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi

    Objetivos:

    Desenvolver pesquisas que permitam elaborar, implementar e avaliar um programa de promoção à saúde, prevenção de doenças e redução de agravos à comunidade da EERP/USP (trabalhadores docentes e não docentes e estudantes)com a finalidade de: ? Construir evidências científicas que contribuam com a produção do conhecimento em saúde e inovação; ? Identificar e avaliar fontes estressoras e desenvolver estratégias para o controle no ambiente de trabalho; ? Identificar as alterações de saúde; ? Apontar estratégias que possam contribuir com a melhoria na qualidade de vida relacionada à saúde e bem-estar; ? Implantar ações que visem um clima organizacional seguro e favorável ao bem estar e satisfação da comunidade; ? Criar espaços para desenvolvimneto de ações de educação em saúde; ? Implementar e avaliar ações de educação em saúde; ? Acompanhar os indicadores de saúde: qualidade de vida relacionada à saúde, níveis de estresse e bem-estar.

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8289906472481488

  • » Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Diabetes Mellitus

    Lideres:
    Carla Regina de Souza Teixeira

    Maria Lúcia Zanetti

    Objetivos:

    Reconhecer o diabetes mellitus como prioridade de saúde pública.
    Produzir conhecimentos na área de diabetes, em grupo multidisciplinar
    Promover articulação entre pesquisa, ensino e extensão à comunidade, na área de diabetes.
    Promover integração extracurricular do aluno de Graduação em Enfermagem e outras disciplinas com as atividades do grupo.
    Capacitar profissionais de Enfermagem para atuar em programas de diabetes.
    Desenvolver estratégias para a atenção a pessoas com diabetes mellitus.

    Linhas de Pesquisa:
    » Processo de Cuidar do Adulto com Doenças Agudas e Crônico-Degenerativas

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    -Desenvolvimento de pesquisas de intervenção no Centro de Saúde Escola da SMS – RP
    -Implantação do atendimento ao usuário com Diabetes Mellitus no Centro de Saúde Escola da SMS – RP utilizando o Modelo de Atenção em Diabetes já oferecido no Centro Educativo de Enfermagem para Adultos e Idosos.

    Parcerias:
    » Faculdade de Medicina Ribeirão Preto – USP
    » Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
    » Universidade Federal do Amapá
    » Universidade Federal do Ceará
    » Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto - SP
    » Secretaria Municipal de Saúde de Passos – MG
    » Universidade de Kansas – até 2009

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7296380131009894

  • » Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado a Criança e ao Adolescente - GPECCA

    Lideres:
    Lucila Castanheira Nascimento

    Luciana Mara Monti Fonseca

    Objetivos:

    Desenvolver estudos e pesquisas sobre o processo saúde-doença e cuidado de recém-nascidos, crianças, adolescente e suas famílias nos diferentes níveis de atenção à saúde; promover a articulação entre as atividades de pesquisa, ensino de graduação e pós-graduação e de extensão de serviços à comunidade e desenvolver conhecimentos e tecnologias para o cuidado de enfermagem ao recém-nascido, à criança e ao adolescente e suas famílias.

    Linhas de Pesquisa:
    » Assistência à Criança e ao Adolescente

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Os trabalhos do grupo têm gerado grande incremento na formação de recursos humanos em saúde e na produção científica nacional e internacional; conquista de prêmios acadêmicos e científicos; promoção de eventos científicos; captação de recursos financeiros em agências de fomento, bolsas produtividade em pesquisa, auxílios para intercâmbios nacionais e internacionais, além de um trabalho em rede entre profissionais e pesquisadores de enfermagem por meio da REDE ENSI (Red Internacional de Enfermería en Salud Infantil), evidenciando um reconhecimento dos membros pesquisadores do grupo como referência para a área de enfermagem pediátrica, neonatal e saúde da criança e do adolescente.

    Parcerias:
    » EE-USP
    » FM-USP,
    » Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto
    » HCFMRP-USP
    » Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto
    » University of Alabama at Birmingham-School of Nursing
    » Universidade do Minho-Centro de Investigação em Estudos da Criança/CIEC
    » University of Quebec-Outauais-Canadá
    » University of British Columbia-School of Nursing - Vancouver-Canada
    » Escola Superior de Enfermagem de Coimbra-Portugal

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3494307465639728
    » https://gruposdepesquisa.eerp.usp.br/gpecca2/

  • » Grupo de Pesquisa Enfermagem, Comunicação e Ensino

    Lideres:
    Profa. Dra. Cristina Mara Zamarioli

    Profa. Dra. Emilia Campos de Carvalho

    Objetivos:

    A presente proposta contempla as novas atividades, ampliadas e ajustadas à um novo olhar, do Grupo de Pesquisa Enfermagem e Comunicação encerrado em 2020. Busca integrar, por meio de análises, propostas e testes, três vertentes da profissão: 1) o propósito básico da Enfermagem e seus elementos, quais sejam o que os enfermeiros fazem (as intervenções em suas mais variadas concepções e cenários), com quais propósitos (resultados esperados e obtidos), perante os problemas ou situações das pessoas sob seus cuidados (diagnósticos de enfermagem); 2) a Comunicação, voltada para a obtenção de dados e manejo de situações clínicas ou educacionais, apoiada em seus distintos referenciais teóricos; 3) Ensino, aqui direcionado para formação de recursos humanos para a prática profissional e investigação. Para alcance de tais propósitos, apoiado na experiência de seus pesquisadores, busca intensificar o uso de novas tecnologias e produzir inovações, incluindo-se a produção científica.

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/634107

  • » Grupo de Pesquisa Enfermagem, Mulher e Saúde-GPEMS

    Lideres:
    Marislei Sanches Panobianco

    Thais de Oliveira Gozzo

    Objetivos:

    Desenvolver pesquisas que visem compreender a mulher e sua saúde nas diferentes situações vivenciadas no ciclo da vida além das interações sócio-político e cultural com a finalidade de estabelecer princípios de ação nos campos da pesquisa, ensino e assistência em saúde. Com foco na atenção desse grupo, desenvolvendo investigações no cuidado à mulher na saúde reprodutiva e nos processos de adoecimento.

    Linhas de Pesquisa:
    » Assistência à Saúde da Mulher no Ciclo Vital

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Destaca-se sua importância na formação de alunos de graduação e pós-graduação, enfermeiros e pesquisadores em diferentes níveis. Nas pesquisas tem se contemplado a interdisciplinaridade necessária à compreensão dos fenômenos relacionados à saúde da mulher e à enfermagem. Nesta direção tem se buscado a construção de redes temáticas em violência, aprimorar a captação de recursos em agência de fomento à pesquisa, formar uma massa crítica de pesquisadores que respondam com uma produção científica alinhada com o avanço do conhecimento científico sem perder a dimensão social.

    Parcerias:
    » Organização Pan-americana da Saúde (OPS)
    » Confederação Internacional das Parteiras (ICM)
    » Centros Colaboradores da OMS
    » Ministério da Saúde- Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste e Amazônia Legal
    » Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto
    » Grupos da EERP-USP e Interinstitucionais- Grupo de Pesquisa Saúde e Gênero (FMRP-USP)
    » UNIFESP
    » , Grupo de ensino e pesquisa e assistência primária a saúde escolar - PROASE
    » Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP
    » Faculty of Nursing University of Alberta

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2041532829759858

  • » Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Pesquisa em Hipertensão Arterial - GIPHA

    Lideres:
    Eugênia Veludo Veiga

    Leila Maria Marchi Alves Ancheschi

    Objetivos:

    Contribui para a produção e difusão do conhecimento, formação e qualificação de recursos humanos, identificação e validação de estratégias educativas relacionadas ao rastreamento da pressão arterial, medida da pressão arterial, hipertensão e doença cardiovascular. Enfatiza a prevenção, o controle e a reabilitação nas alterações funcionais e ou estruturais dos órgãos alvo coração, encéfalo rins e vasos sanguíneos e alterações metabólicas. Enfoca o cuidado inovador ao indivíduo com alterações clínicas em condições crônicas. Promove a saúde do indivíduo na atenção cardiovascular, no controle da hipertensão e na medida da pressão arterial casual, ambulatorial e residencial. Estimula o desenvolvimento do auto-cuidado nos diferentes níveis de complexidade, com enfoque no processo de cuidar do adulto com doenças agudas e crônico-degenerativas, fundamentação teórica e metodológica do processo de cuidar em enfermagem .

    Linhas de Pesquisa:
    » Ciência e Tecnologia em Enfermagem
    » Processo de Cuidar do Adulto com Doenças Agudas e Crônico-Degenerativas

    Parcerias:
    » Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
    » Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    » Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
    » Sociedade Brasileira de Cardiologia
    » Departamento de Enfermagem da EFOA
    » Sociedade Brasileira de Hipertensão
    » Faculdade de Enfermagem da UNICAMP
    » Centro Universitário Barão de Mauá - Parque
    » PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - UNIFRAN

    Site:
    » http://www.eerp.usp.br/ope/
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9477888298813271

  • » Grupo de Pesquisa Prática Baseada em Evidências na Saúde

    Lideres:
    Cristina Maria Galvão

    Renata Cristina de Campos P. Silveira

    Objetivos:

    O objetivo principal do grupo é a produção de conhecimento na saúde e enfermagem direcionado para a melhoria da assistência prestada ao paciente, seja na solução de problemas vivenciados no cotidiano dos serviços de saúde, na implementação de intervenções efetivas na prática clínica e/ou na redução de custos. A elaboração de métodos de revisão que produzam evidências fortes também consiste em objetivo do grupo de pesquisa bem como a condução de estudos sobre estratégias para a transferência das evidências para a prática clínica com a finalidade de minimizar a lacuna existente entre o conhecimento produzido por meio do desenvolvimento de pesquisas e a utilização destes resultados na prática.

    Linhas de Pesquisa:
    » Doenças Infecciosas: Problemática e Estratégias de Enfrentamento
    » Processo de Cuidar do Adulto com Doenças Agudas e Crônico-Degenerativas

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    O grupo tem como perspectiva incrementar a condução de pesquisas que tragam a melhoria da prática clínica.

    Parcerias:
    » Prof. Dr. Alexander M Clark, Professor Associado - Faculdade de Enfermagem da Universidade de Alberta, Canadá
    » Profª. Drª. Ana Fátima Carvalho Fernandes - Universidade do Ceará
    » Prof. Dr. Edson Zangiacomi Martinez - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6391731886134206

  • » Grupo de Pesquisa sobre Medidas em Saúde – GPEMSA

    Lider:Claudia Benedita dos Santos

    Objetivos:

    Os objetivos principais do grupo são: traduzir, adaptar, validar e desenvolver instrumentos de mensuração em saúde referentes a construtos subjetivos; desenvolver e aplicar medidas de construtos objetivos; disponibilizar instrumentos capazes de produzir medidas válidas e confiáveis em saúde; realizar investigações utilizando tais instrumentos, produzindo resultados comparáveis entre diferentes contextos populacionais; integrar programas de cooperação com instituições brasileiras e no exterior para a realização de pesquisas utilizando instrumentos de mensuração que produzam dados comparáveis em saúde. Integrar programas de cooperação com instituições brasileiras e no exterior para a realização de pesquisas utilizando instrumentos de mensuração que produzam dados comparáveis em saúde.

    Linhas de Pesquisa:
    » Processo Saúde Doença e Epidemiologia

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Recursos Humanos relativos à formação de Mestres e Doutores, com financiamento FAPESP, CNPq e CAPES. Capacitação de alunos por meio de desenvolvimento de Trabalhos de Iniciação Científica financiados pela FAPESP e CNPq e de Conclusão de Curso; Produção científica, em periódicos nacionais e internacionais (Qualis A1, A2, B1 e B2). Financiamento de pós-doutorado (CAPES-DAAD, processo BEX134405-6) e doutorado sanduíche (CNPq-DAAD no 290117/2006-2) desenvolvidos junto a Universidade de Hamburgo-Eppendorf, Hamburgo, Alemanha.

    Parcerias:
    » Ambulatório de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP-USP)
    » Ambulatório de Alergia Respiratória Infantil e Imunologia Pediátrica do HC-FMRP-USP
    » Hospital Infantil João Paulo II de Belo Horizonte – MG
    » Hospital de Base de Brasília - DF
    » Hospital da Universidade Católica de Brasília – DF
    » Hospital Infantil Pequeno Príncipe de Curitiba – PR
    » Universidade Federal de São Luis do Maranhão (UFMA)
    » Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
    » Universidade de Hamburgo-Eppendorf, Hamburgo – Alemanha
    » Universidade Michoacana San Nicholas de Hidalgo – México

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2097311004453267
    »

  • » Grupo do LGBIO - Genômica e Imunobiologia

    Lider:Beatriz Rossetti Ferreira

    Objetivos:

    Desenvolver e testar uma vacina quimérica anticarrapatos a partir da seleção de antígenos relevantes presentes em transcriptomas de glândulas salivares de carrapatos. Melhorar a plataforma para caracterização imunopeptidômica de ligantes de complexo de histocompatibilidade principal de bovinos que já criamos, de forma a auxiliar a elaboração de outras vacinas para bovinos, pois acelera a seleção de antígenos relevantes.

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    O grupo desenvolve uma vacina anticarrapatos tecnológica para bovinos. Uma vacina quimérica multicomponente recombinante baseada em epítopos de glândulas salivares de carrapatos Rhipicephalus microplus. Tal vacina pode reduzir o uso de substâncias tóxicas que são largamente empregadas para o controle de carrapatos e doenças transmitidas pelos mesmos. Assim, trata-se de uma forma sustentável e ambientalmente amigável para reduzir o parasitismo por ectoparasitas em bovinos. Trará mais saúde para a população humana por não contaminar o meio ambiente e os produtos de origem animal. Além disso, nossa pesquisa criando uma plataforma para caracterização imunopeptidômica de ligantes de complexo de histocompatibilidade principal de bovinos, irá auxiliar a elaboração de outras vacinas para bovinos, pois acelera a seleção de antígenos relevantes.

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9901114740732220

  • » Grupo Interdisciplinar em Vigilância em Saúde e Saúde Ambiental (GIVISA)

    Lideres:
    Susana Segura Muñoz

    Sílvia Carla da Silva André Uehara

    Objetivos:

    O GIVISA desenvolve pesquisas sobre a situação em saúde no marco da vigilância em saúde e da saúde ambiental, vigilância em saúde de populações expostas a poluentes ambientais, ecotoxicologia e biomonitoramento ambiental, determinantes socioambientais no processo saúde-doença, agentes emergentes e reemergentes e fatores de resistência ambiental e APS com ênfase na ESF. Conta com pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Espera-se contribuir com a geração de conhecimento e a formação de profissionais aptos a participar de processos de tomada de decisão sobre a incorporação de novas tecnologias no âmbito da vigilância em saúde e saúde ambiental. O conhecimento científico oriundo do GIVISA pode subsidiar o planejamento das ações de diferentes esferas governamentais, especialmente no âmbito da APS e no monitoramento de condições ambientais. Parcerias: USP, UFSCar, UFAm, UFC, UFG, UFPA, UFTM, UFOPA, Universidade de Jaén (Espanha) e Universidade de Rovira e Virgili (Espanha).

    Parcerias:
    » Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
    » Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    » Universidade Federal do Ceará - UFC
    » Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
    » Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/634367

  • » Laboratório de estudos e pesquisa em prevenção e posvenção do suicídio (LEPS)

    Lideres:
    Kelly Graziani Giacchero Vedana

    Adriana Inocenti Miasso

    Objetivos:

    O grupo de pesquisa reúne pesquisadores internacionais e nacionais, estudantes de pós-graduação, graduação e profissionais de saúde. O laboratório tem como objetivo produzir pesquisas de elevado rigor metodológico e construir conhecimentos que subsidiem a prevenção e posvenção do suicídio e colaborar com a formação de recursos humanos e a incorporação de evidências científicas para o ensino e prática clínica. O grupo possui produção técnico-científica, obteve financiamento por agências de fomento (FAPESP e CNPq), e tem viabilizado a articulação entre pesquisa, ensino e extensão à comunidade, no que se refere à prevenção e posvenção do suicídio e a assistência às pessoas com comportamento autolesivo não suicida.

    Linhas de Pesquisa:
    » Enfermagem Psiquiátrica: o Doente, a Doença e as Práticas Terapêuticas
    » Sociedade, Saúde e Enfermagem

    Parcerias:
    » Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS - CCBS/UFMS
    » Pontificia Universidad Javeriana - Bogotá (JAVERIANA)
    » University Of Guyana (U.GUYANA)
    » Universidad Autonoma de Zacatecas - U.A.ZACATECAS
    » Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - EFOA
    » Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA/UFRN
    » Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESEnfC
    » Centro Universitário do Instituto de Ensino Superior COC - UNISEB
    » Campus Passos - IFSULDEMINAS

    Site:
    »
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/384971

  • » Laboratório de Estudos em História da Enfermagem - LAESHE

    Lideres:
    Luciana Barizon Luchesi

    Fernando Rocha Porto

    Objetivos:

    O Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE), apresenta uma história de engajamento e parcerias desde 2006, na área de História da Enfermagem, entre docentes do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (DEPCH) e o Laboratório de Pesquisas em História da Enfermagem (LAPHE-UNIRIO), vinculado à projetos de pesquisa e atividades de extensão. Os produtos de pesquisa subsidiam, e ao mesmo tempo, são construídos na disciplina de História da Enfermagem, da EERP-USP e Escola de Enfermagem Alfredo Pinto-UNIRIO e principalmente no Curso de Difusão Cultural “Introdução à Metodologia de Pesquisa em História da Enfermagem” parceria entre o DEPCH e LAPHE, sediado na EERP-USP, mas que possui período presencial no Rio de Janeiro. O Laboratório reúne pesquisadores e estudantes de graduação das áreas de Enfermagem, Ciências da Informação e Documentação, principalmente estudantes de iniciação científica em nível de graduação, bolsistas de Iniciação Científica, Treinamento Técnico/ FAPESP, ou voluntários. Desta forma, o Laboratório de Estudos e História da Enfermagem (LAESHE) preza pela interlocução multidisciplinar entre pesquisadores das áreas de História, Enfermagem e áreas afins, possibilitando troca de experiências, ideologias e metodologias.

    Linhas de Pesquisa:
    » Estudos sobre a Conduta, a Ética e a Produção do Saber em Saúde

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Os trabalhos com autoria conjunta de pesquisadores do grupo são apresentados em âmbito nacional e internacional (Brasil, Canadá, Inglaterra, Portugal, Espanha, entre outros) em forma de pôster e oralmente, possibilitando contato com pesquisadores de outros países. Essas informações são compartilhadas em nível nacional, visto que sete (7) dos oito (8) pesquisadores do grupo são integrantes da Academia Brasileira de História da Enfermagem, tendo como missão, portando, contribuir para o avanço da pesquisa em História da Enfermagem Brasileira.

    Parcerias:
    » Pesquisadores - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP
    » Escola de Enfermagem - USP
    » Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da UNIRIO
    » Dra. Pauline Paul - Faculty of Nursing da University of Toronto

    Site:
    » http://www2.eerp.usp.br/laeshe
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9637233861722939

  • » Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais

    Lider:Silvia Helena Henriques

    Objetivos:

    Os pesquisadores do grupo tem desenvolvido trabalhos e publicado artigos em periódicos indexados nas principais bases de dados da BVS. Os projetos de pesquisas desenvolvidos estão diretamente relacionados às linhas de pesquisa deste Grupo.

    Linhas de Pesquisa:
    » Tecnologia e Inovação no Gerenciamento e Gestão em Saúde e Enfermagem

    Parcerias:
    » Profa. Dra. Verónica Coutinho - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/601786

  • » Núcleo de Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis – NAIDST

    Lideres:
    Elucir Gir

    Renata Karina Reis

    Objetivos:

    Desenvolver pesquisas referentes à temática Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS

    Linhas de Pesquisa:
    » Doenças Infecciosas: Problemática e Estratégias de Enfrentamento

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Visibilidade dos integrantes, melhoria da assistência de enfermagem, participação dos membros em comissões e grupos em nível municipal, estadual e federal.

    Parcerias:
    » Prof. Dr. William Sorensen - The University of Texas at Tyler

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/738834

  • » Núcleo de Estudos de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde – NEPECISS

    Lideres:
    Denise de Andrade

    Evandro Watanabe

    Objetivos:

    Analisar a problemática da infecção relacionada à assistência á saúde na perspectiva multicausal e da tríade agente/hospedeiro/ambiente, bem como, refletir sobre os seguintes desafios: multirresistência microbiana; formação de biofilme, medidas antimicrobianas (limpeza, desinfecção, esterilização, antibióticos), biomateriais, processo de vigilância epidemiológica; legislação nacional e internacional; higiene das mãos, manuseio e reprocessamento de material, e promover a compreensão do comportamento do indivíduo na ótica social-cognitivo.

    Linhas de Pesquisa:
    » Doenças Infecciosas: Problemática e Estratégias de Enfrentamento

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    O Núcleo de Estudos de Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (NECISS) é um grupo constituído por alunos de graduação, pós-graduação, profissionais da saúde, e professores universitários, nas diversas áreas do conhecimento. Tem como meta principal analisar e refletir aspectos relacionados à infecção adquirida nos serviços de saúde e propor intervenções fundamentadas cientificamente e viáveis de execução. Também, almejamos fornecer subsídios para compreender a relevância das medidas de vigilância, de prevenção e de controle, frente a esse importante problema de saúde pública. Vale destacar que, o controle de Infecção nos Serviços de Saúde efetivo se constitui no principal indicador da qualidade da assistência hospitalar, e representa um desafio de ordem social e econômica no mundo inteiro. Neste sentido idealizamos como proposta do núcleo os seguintes objetivos: - Analisar a problemática das infecções nos serviços de saúde numa visão multicausal enfocando a tríade agente/ hospedeiro/ambiente; - Discutir e analisar o processo de vigilância epidemiológica das infecções nos Serviços de Saúde; - Avaliar o conhecimento, o comportamento ou as atitudes dos profissionais da saúde; - Discutir e analisar sobre legislação que normatiza a prática de controle das infecções nos serviços de saúde; - Analisar e refletir sobre as medidas antimicrobianas (uso de antibióticos, procedimento de desinfecção, limpeza, dedetização e esterilização); - Compreender o desenvolvimento da multirresistência das cepas.

    Parcerias:
    » Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP
    » Instituto de Química de São Carlos – USP
    » Universidade Estadual do Norte do Paraná
    » Universidade Federal de Goiás
    » Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    » Hospital Doutor Anísio Figueiredo - Londrina
    » Universidade Federal de Minas Gerais
    » Universidade Federal do Piauí
    » Fundação Civil Casa de Misericórdia de Franca
    » Instituto Adolfo Lutz - Ribeirão Preto
    » Laboratório de Ciência e Engenharia de Biofilmes - Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, Braga, Portugal
    » Center for Biofilm Engineering - Bozeman, Montana, EUA

    Site:
    » http://sites.usp.br/nepeciss/
    » http://www2.eerp.usp.br/nepeciss/
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7302372247815322

  • » Núcleo de Estudos sobre Saúde e Trabalho – NUESAT

    Lideres:
    Maria Helena Palucci Marziale

    Maria do Carmo Cruz Robazzi

    Objetivos:

    Desenvolver estudos que visem detectar influência que o trabalho e as condições, sob as quais se desenvolve, têm sobre a saúde dos trabalhadores, contribuir no desenvolvimento de ações que visam à promoção de saúde e prevenção de enfermidades relacionadas ao trabalho.

    Linhas de Pesquisa:
    » Saúde do Trabalhador

    Parcerias:
    » Centro de Ciências da Saúde - UFPI

    Site:
    » http://www.eerp.usp.br/nuesat/
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/590086

  • » Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Assistência Primária de Saúde Escolar – PROASE

    Lideres:
    Maria das Graças Bonfim de Carvalho

    Marta Angélica Iossi Silva

    Objetivos:

    Promover a construção do conhecimento no campo da Educação e Saúde da Criança e do Adolescente por meio da formação e qualificação de pesquisadores e recursos humanos com ênfase na Interdisciplinaridade, Multiprofissionalidade e Intersetorialidade, ensino de graduação, pós-graduação e trabalhos de extensão à comunidade.

    Linhas de Pesquisa:
    » Assistência à Criança e ao Adolescente

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    O Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Assistência Primária de Saúde Escolar - PROASE é resultado de um trabalho de extensão à comunidade que propiciou a implantação de um Programa de Saúde Escolar junto às escolas de Educação Básica em nosso município em 1985. Desde sua implantação tem contribuído para o ensino de graduação, pós-graduação, desenvolvimento de pesquisas e fortalecimento das linhas de pesquisa "Assistência à Criança e ao Adolescente" e “Sociedade, Saúde e Enfermagem". O grupo de pesquisadores, com caráter multidisciplinar e multiprofissional, tem se dedicado ao desenvolvimento de investigações relacionadas, sobretudo às temáticas de violência doméstica, violência institucional, redes de apoio, educação e promoção à saúde, com projetos financiados pela FAPESP e CNPq, possibilitando a ampliação do campo de pesquisa para a família, instituições de saúde e educação, instituições de acolhimento, conselhos tutelares, dentre outros. Possui uma significativa produção técnico-científica a qual incorpora também pesquisadores de outras universidades nacionais e internacionais e profissionais de diferentes serviços voltados à atenção à criança e ao adolescente.

    Parcerias:
    » Observatório de Violências da Universidade Federal de Rondônia - CNPq
    » Núcleo de Educação em Saúde - FAMERP
    » Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Violência da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
    » Grupo de Estudos Qualitativos em Saúde e Enfermagem - NEQUASE (FEN/UFG)
    » Secretarias Municipais e Estaduais da Saúde, Educação e Assistência Social
    » (O) Usar é Ser Laço Branco - Coimbra (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESEnfC)
    » Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC-Universidade do Minho/Braga-Portugal.

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7745681611676676

  • » Núcleo de Pesquisa de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica – NUPEGG (Em processo de renovação)

    Lideres:
    Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues

    Luciana Kusumota

    Objetivos:

    Identificar o estilo de vida e os fatores que caracterizam o meio ambiental e cultural de um grupo de idosas; os problemas e distúrbios de saúde que mais incidem nas idosas; selecionar e implementar estratégias educativas voltadas para a promoção da saúde e a prevenção das doenças e/ou distúrbios das idosas.

    Linhas de Pesquisa:
    » Processo de Cuidar do Adulto com Doenças Agudas e Crônico-Degenerativas
    » Saúde do Idoso

    Parcerias:
    » Em processo de renovação

    Site:
    » http://www.eerp.usp.br/nupegg/
    »

  • » Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora - NEUROREHAB

    Lider:Fabiana Faleiros Castro

    Objetivos:

    Desenvolvimento de projetos de pesquisa e tecnologia assistiva para pessoas com deficiência. - Formação de pesquisadores para a área de reabilitação de pessoas com deficiência. - Organização e participação de eventos na área de reabilitação de pessoas com deficiência. - Divulgação dos estudos do GP em eventos científicos e periódicos nacionais e internacionais reconhecidos pela comunidade científica. - Cooperação internacional com os parceiros atuais e formação de novos convênios. - Envio e recebimento de pesquisadores e alunos de intercâmbio internacional e nacional. - Submissão de projetos para agências de fomento e para bolsas de estudos de iniciação científica e pós-graduação.

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Criado em 2014, Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora - Neurorehab, visa a o desenvolvimento de estudos, tecnologia e atividades de extensão na área de reabilitação, tendo como meta maximizar a autonomia e a participação de pessoas com deficiência na sociedade. O núcleo é sediado na EERP - USP, possui cooperação com instituições nacionais (UFSC, UFPA, UFMG, UFC) e internacionais (Faculdade de Ciências da Reabilitação da Universidade de Dortmund na Alemanha , Universidade de Michigan nos Estados Unidos e Universidades Portuguesas (Santa Maria, Évora, Porto e Coimbra) e conta com a participação de professores, alunos de graduação e pós-graduação, além de pessoas com deficiência e seus familiares.

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/335649

  • » Núcleo de Pesquisas e Estudos em Saúde Coletiva-NUPESCO

    Lideres:
    Silvia Matumoto

    Cinira Magali Fortuna

    Objetivos:

    Preparar pesquisadores no campo da saúde coletiva, estando aí presentes a questão da interdisciplinaridade e da multiprofissionalidade, com destaque para a prática de enfermagem.

    Linhas de Pesquisa:
    » Práticas, Saberes e Políticas de Saúde

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Sua maior contribuição tem sido a produção de conhecimento nesta área. Este aglutina-se nas temáticas sobre: a) Política e processo de municipalização da saúde. Estes estudos têm permitido demonstrar as especificidades e diversidades na constituição e implementação das políticas locais de saúde e a importância de estudar realidades concretas. b) Organização tecnológica e gerenciamento das práticas de saúde na rede de atenção básica. Tendo por fundamentação teórico-metodológica o processo de trabalho em saúde e o micro espaço das práticas de saúde, estuda o trabalho vivo em ato, que possibilita a ação subjetiva e com certa autonomia. Também nesta temática produz estudos sobre a equipe de trabalho, o acolhimento em saúde e a comunicação em saúde. c) O trabalho de enfermagem, que é tomado como uma prática social e articulado aos outros trabalhos na saúde e às políticas sociais e de saúde. Toda esta produção tem contribuído com a melhoria do SUS, fortalecimento da Atenção Básica em Saúde e dos serviços de saúde da rede de atenção à saúde em diferentes localidades da região e do país.

    Parcerias:
    » Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Departamento Regional de Saúde III de Araraquara
    » Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Departamento Regional de Saúde XIII de Ribeirão Preto
    » Departamento de Comunicação da University of New Hampshire

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9138677641575782
    » http://www2.eerp.usp.br/site/grupos/nupesco/

  • » Núcleos de Estudos sobre Distúrbios Psiquiátricos: Assistência e Pesquisa – NUDPAS

    Lider:Margarita Antonia Villar Luis

    Objetivos:

    Análise da atenção em saúde mental no contexto das politicas públicas em vigor em nível nacional e internacional. Estudos focando as práticas de cuidado e reabilitação psicossocial do doente mental e do dependente de substâncias psicoativas; perspectivas critica e de intervenção. Pesquisas relativas à qualidade de vida, e à compreensão dos significados do sofrimento psíquico. Estudos relativos às substâncias psicoativas, no seu aspecto macro e micro-social enquanto um fenômeno complexo e multifatorial. Propostas de implementação de práticas de saúde mental junto a populações específicas no âmbito da prevenção, tratamento e reinserção social; políticas públicas e serviços de atendimento ao usuário de álcool e drogas (planejamento, implantação e avaliação); educação e capacitação de profissionais de saúde no âmbito da saúde mental.

    Linhas de Pesquisa:
    » Enfermagem Psiquiátrica: o Doente, a Doença e as Práticas Terapêuticas
    » Uso e Abuso de Álcool e Drogas

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Na origem de um grupo de pesquisa sempre está por trás o espírito criativo e principalmente, a curiosidade científica. Não foi diferente quando surgiu a idéia de criação deste grupo. A origem deste interesse iniciou-se com a experiência como docente, num setor de emergências; local de muitas pesquisas, pois havia muito a investigar sobre os usuários do serviço, sobre equipe de enfermagem (conhecimento, estereotipo), dentre outros. Trata-se de um cenário onde a inércia do sistema de saúde é visível, no que se refere a encaminhamentos dos pacientes para outros serviços e carência de suporte ao familiar. Ações ou cuidados de saúde mental na comunidade, álcool e drogas e urgências psiquiátricas foram temas emergentes da atividade prática como profissional e docente, a dificuldade em optar por um único decorre dos vínculos entre eles: o uso de álcool e drogas aparece tanto nos serviços hospitalares como comunitários e nos diversos grupos da população. Graduandos e pós-graduandos vêm participando de investigações nesses temas publicadas ou apresentadas em eventos científicos (nac./internac.) e provenientes da relação com os cenários da prática. Com isso consolidou-se um corpo de conhecimentos, fundamento para a criação deste grupo de pesquisa. Ao longo dos anos, pesquisadores enfermeiros e não enfermeiros aderiram ao grupo, participando de atividades de investigação e capacitação profissional e de pesquisa. Pós-graduandos do Brasil e México têm procurado o Programa de Pós-Graduação em Enf. Psiq. pela linha de investigação álcool e drogas, iniciada por este grupo. Também foi nossa a iniciativa de criação da SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, revista temática já reconhecida nas áreas de saúde mental, álcool e drogas, empreendimento que teve o apoio de outros docentes do DEPCH.

    Parcerias:
    » Facultad de Enfermería, Universidad Autónoma de Querétaro, México
    » Facultad de Enfermería de Minatitlán Universidad Veracruzana, México
    » Universidad Nacional “Pedro Ruiz Gallo”, Peru
    » Universidad de Carabobo, Venezuela
    » Universidad Nacional de Córdoba, Argentina
    » Faculdade de Enfermagem da Universidade de Nova York

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4992747776782890

  • » ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade

    Lider:Fabio Scorsolini-Comin

    Objetivos:

    O objetivo do ORÍ é produzir e divulgar conhecimentos científicos no campo de interface entre Psicologia e Enfermagem, em temáticas voltadas à saúde mental, à religiosidade/espiritualidade e a investigações nos contextos de religiões afro-brasileiras.

    Linhas de Pesquisa:
    » Promoção de Saúde Mental

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Este grupo de pesquisa, criado em 2018, tem como marco o ingresso do pesquisador responsável no Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, dando continuidade a estudos anteriormente desenvolvidos junto ao PROSA (Laboratório de Investigações sobre Práticas Dialógicas e Relacionamentos Interpessoais, UFTM/CNPq). As produções decorrentes dos estudos realizados pelo atual grupo têm sido veiculadas em diversas revistas científicas, reafirmando o compromisso com a divulgação do conhecimento científico.

    Parcerias:
    » Profa. Dra. Alice Costa Macedo
    » Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
    » Prof. Dr. Lucas Pereira de Melo

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/362890

  • » PRÓ FAMÍLIA: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Intervenção Familiar

    Lider:Sueli Aparecida Frari Galera

    Objetivos:

    Contribuir para o desenvolvimento e produção de conhecimento no cuidado a família que vivencia uma experiência de saúde difícil e promover o desenvolvimento de estratégias que facilitem a apropriação do conhecimento sobre o cuidado às famílias por enfermeiras e outros profissionais assistências.

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9625219712662703

  • » Saúde na Educação Básica e Abordagem Histórico-Cultural - SEBAHC

    Lideres:
    Luciane Sa de Andrade

    Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

    Objetivos:

    As pesquisadoras líderes do grupo têm seus orientandos voltados para a temática proposta e os objetivos do Grupo vão na direção de fortalecer as pesquisas na área, apresentando produções científicas decorrentes dos trabalhos no período (previsão de conclusão de ao menos 4 doutorados e 6 mestrados) e captar recursos de ao menos dois projetos financiados por órgãos de fomento.

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Este grupo, surgido originalmente na área de Enfermagem com a proposta de Promoção da Saúde na Educação Básica, expandiu-se e hoje volta-se para a produção de conhecimentos na área de saúde/enfermagem na educação básica. Desenvolve estudos e pesquisas sobre processos de ensino e aprendizagem, no trabalho coletivo, envolvendo práticas educativas, desenvolvidas no contexto escolar e/ou comunitário, sobre a temática saúde. Pauta-se no conceito ampliado de saúde, que considera os determinantes sociais. Enfocando relações entre teoria e método, fundamenta-se na teoria histórico-cultural com ênfase nas contribuições de Vigotski, Luria e Leontiev, na perspectiva de que o sujeito se constitui a partir do processo de apropriação cultural, por meio das interações sociais.

    Parcerias:
    » Centro Universitário Moura Lacerda
    » Universidade Federal de Alfenas

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2861118096176558

  • » TRAMAS - Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde

    Lider:Lucas Pereira de Melo

    Objetivos:

    aboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem tem por objetivo a produção de estudos e pesquisas com forte integração com as áreas de ensino e de extensão universitária no âmbito das Ciências Sociais e Humanas em Saúde e em Enfermagem.

    Repercussões dos Trabalhos do grupo:

    Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem tem por objetivo a produção de estudos e pesquisas com forte integração com as áreas de ensino e de extensão universitária no âmbito das Ciências Sociais e Humanas em Saúde e em Enfermagem. Dessa maneira, o trabalho deste Laboratório envolverá temáticas relativas aos saberes, às práticas e às experiências de pessoas e grupos sociais específicos sobre o processo saúde-doença-cuidado. Nessa perspectiva, a saúde e a doença serão compreendidas como realidades bioculturais e físico-morais, de maneira que privilegiará o estudo das formas próprias e variadas por meio das quais as pessoas produzem sentidos, ações e práticas de mediação no âmbito dos sistemas culturais de saúde em sociedades complexas. Com isso, pretende-se contribuir para a formulação de políticas públicas e de práticas de atenção à saúde sensíveis às necessidades dessas pessoas e que considerem seus contextos de vida, de trabalho e de relações sociais diversas.

    Parcerias:
    » Universidade Federal de Mato Grosso
    » Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Site:
    » http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2588320362582752

Voltar ao topo

Desenvolvido por