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SIICUSP

  • Informações gerais
    • Presidente
      Prof. Dr. Ricardo Alexadre Arêncio
    • Vice-Presidente
      Profa. Dra. Renata Karina Reis
    • Secretária
      Rosana Martins Farias de Oliveira
    • Telefone
      (16) 3315.3386
    • .
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    • E-mail
      compesq@eerp.usp.br

 

Informações do 33º SIICUSP:

 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site https://uspdigital.usp.br/siicusp/, das 09h de 21/07/2025, até às 23h59 de 25/08/2025, horário de Brasília.

A primeira fase do Simpósio, da EERP-USP,  será realizada nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2025, de forma presencial, nos períodos manhã e tarde, no foyer do Auditório da FDRP. O dia e o período de apresentação dos trabalhos serão divulgados oportunamente. Uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, o objetivo do SIICUSP é divulgar resultados de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.

 

1. Definição

1.1. O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, bem como contribuir para a formação dos participantes.

1.1.1. Conforme Resolução CoPq nº 7.236/2016, que institui o Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP, a apresentação no SIICUSP é requisito para o recebimento de declaração de realização de atividades de Iniciação Científica ou de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

1.1.2. Projeto de Iniciação Científica é o que envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático.

1.1.3. Projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação tem como objeto o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas, modelos de negócios, tecnologias sociais ou tecnologias digitais, preferencialmente de caráter multidisciplinar.

1.1.4. Também podem participar do SIICUSP projetos vinculados ao Programa de PréIniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP, que tem por objetivo promover a cultura científica e tecnológica em estudantes do Ensino Fundamental e Médio, mediante o desenvolvimento de projetos de pesquisa em todas as áreas, sob orientação de um docente USP.

1.1.5. Projetos que não se enquadrem como Iniciação Científica, Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Pré-Iniciação Científica ou Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação não serão aceitos.

2. Inscrições

2.1. Podem se inscrever para o SIICUSP:
• Estudantes de Graduação de Instituições de Ensino Superior que tenham
Edital do 33º Simpósio Internacional
de Iniciação Científica e Tecnológica da USP
desenvolvido trabalhos de Iniciação Científica ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação;
• Estudantes que concluíram a Graduação em 2024 que tenham desenvolvido trabalhos de Iniciação Científica ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação;
• Estudantes de Ensino Médio cadastrados no Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP.

2.2. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site https://uspdigital.usp.br/siicusp/, das 09h00 de 21/07/2025, até às 23h59 de 25/08/2025, horário de Brasília.
2.2.1. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação não se responsabiliza por inscrições não recebidas no prazo estabelecido em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamentos.
2.3. A inscrição deverá ser realizada pelo estudante (autor), com aval do docente orientador, sendo ambos responsáveis pelas informações prestadas.
2.3.1. Entende-se por autor os estudantes de Graduação que desenvolveram o projeto de Iniciação Científica ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; ou os estudantes de Ensino Médio que desenvolveram o projeto de Pré-Iniciação Científica ou de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
2.4. Caso o trabalho tenha sido desenvolvido em grupo, será permitida a inscrição de outros autores.
2.4.1. Para trabalhos desenvolvidos em grupo deve ser realizada apenas uma inscrição constando os dados de todos os autores.
2.4.2. Deve constar no resumo a contribuição de cada autor para o trabalho.
2.5. Cada estudante poderá inscrever apenas um trabalho como autor, individual ou em grupo.
2.5.1. Excetua-se o limite de um trabalho por autor apenas aos estudantes que apresentam mais de um projeto de Iniciação Científica ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação cadastrado no Sistema Atena no período de 2024 – 2025, sendo permitido, neste caso, a inscrição de um trabalho por projeto.
2.6. Cada trabalho poderá ter até três colaboradores que tenham participado do desenvolvimento do projeto.
2.6.1. Entende-se por colaborador o pesquisador com Ensino Superior completo que tenha auxiliado na orientação ou no desenvolvimento do projeto, por exemplo, pós-doutorandos, alunos de pós-graduação e professores supervisores.

2.6.2. Somente constarão na declaração de participação os nomes dos colaboradores cadastrados na inscrição.
2.7. Estudantes de Graduação da USP deverão se inscrever na Unidade USP a qual o orientador possui vínculo.
2.7.1. Caso o estudante de Graduação da USP inscreva dois trabalhos cujos docentes orientadores possuem vínculos de Unidade distintos, poderá optar por uma das Unidades.
2.8. Estudantes de outras Instituições de Ensino Superior deverão se inscrever na Unidade USP com maior afinidade de área do conhecimento.
2.9. Estudantes de Ensino Médio deverão se inscrever na Unidade USP a qual o docente orientador possui vínculo.
2.10. Os inscritos deverão inserir a documentação solicitada, os dados do trabalho e a área do conhecimento, conforme tabela disponibilizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (https://lattes.cnpq.br/documents/11871/24930/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf/d192ff6b-3e0a-4074-a74d-c280521bd5f7).
2.11. Deverão ser anexados dois arquivos em formato PDF, um contendo o resumo do trabalho em Português o outro em Inglês. As orientações para redação e formatação do resumo constam no Anexo I.
2.11.1. Resumos fora do padrão solicitado não serão publicados.
2.11.2. Estudantes estrangeiros poderão submeter o resumo apenas em Inglês.
2.12. O título do trabalho deverá ser o mesmo no formulário de inscrição, no resumo submetido e na apresentação.
2.13. Efetuada a inscrição, o sistema enviará uma mensagem para o e-mail cadastrado do autor informando que a inscrição está pendente de validação pelo orientador.
2.14. Efetuada a inscrição, o sistema enviará uma mensagem automática para o e-mail cadastrado do orientador solicitando a validação da inscrição.
2.14.1. O prazo de validação da inscrição pelo orientador é 26/08/2025. Após o prazo, a inscrição será automaticamente validada.
2.14.2. Caso o orientador recuse o trabalho, o estudante não poderá se inscrever novamente nesta edição do SIICUSP.
2.14.3. O orientador poderá solicitar o cancelamento da inscrição do trabalho à Comissão de Pesquisa e Inovação até a data da Primeira Etapa na Unidade.
2.15. O autor receberá a confirmação de sua inscrição após a validação do orientador.
2.16. Os dados do formulário e os arquivos anexados não poderão ser alterados após a validação da inscrição.
2.17. É de responsabilidade do autor acompanhar a validação de sua inscrição, bem como as informações do evento, a serem encaminhadas via e-mail pela Comissão de Pesquisa e Inovação da Unidade USP em que se inscreveu.
2.18. As Comissões de Pesquisa e Inovação das Unidades USP poderão limitar o número de participantes em seus eventos, desde que garantida a participação dos estudantes inscritos no Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP.

 

3. Primeira Etapa

3.1. Estudantes do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP terão cumprido o requisito de participação no SIICUSP quando apresentarem seu trabalho na Primeira Etapa (Resolução CoPq nº 7.236/2016).
3.2. Nos trabalhos desenvolvidos em grupo, todos os autores devem estar presentes na apresentação.
3.3. O autor que não puder participar do evento da Primeira Etapa deverá justificar sua ausência à Comissão de Pesquisa e Inovação da Unidade em que se inscreveu, até a data do evento.
3.3.1. Para que a justificativa de ausência seja considerada para fins de conclusão do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP, a inscrição no SIICUSP deve estar validada e a justificativa para ausência deve ser aprovada pela Comissão de Pesquisa e Inovação.
3.3.2. A Comissão de Pesquisa deverá inserir a aprovação da justificativa de ausência no sistema SIICUSP.
3.3.3. Apenas por motivo de força maior será autorizado que o orientador ou o colaborador apresentem o trabalho na ausência do autor, a critério da Comissão de Pesquisa e Inovação da Unidade.
3.4. Os trabalhos serão avaliados por docentes, pesquisadores doutores, pós-doutorandos e doutorandos convidados pela Comissão de Pesquisa e Inovação.
3.4.1. É de responsabilidade da Comissão de Pesquisa e Inovação garantir que todos os trabalhos apresentados recebam, ao menos, uma avaliação.
3.5. A avaliação deverá seguir os critérios constantes no formulário de avaliação (Anexo II) e as notas deverão ser inseridas no sistema SIICUSP pelos avaliadores.
3.6. Caso o avaliador solicite correções no resumo, o autor deverá encaminhar o arquivo corrigido à Comissão de Pesquisa e Inovação até 22/10/2025.
3.7. A partir das avaliações, a Comissão de Pesquisa e Inovação deverá indicar os resumos para publicação no sistema SIICUSP, os trabalhos selecionados para apresentação de pôster na Etapa Internacional e os trabalhos selecionados para comunicação oral na Etapa Internacional.
3.7.1. Todos os trabalhos cujos autores compareceram à apresentação poderão ser indicados para publicação.

3.7.2. Para ser selecionado para a Etapa Internacional, o trabalho deve ser indicado para publicação.

3.7.3. Para ser selecionado para a Etapa Internacional, o trabalho deve ter como autor estudante de Graduação da USP e/ou como orientador docente USP.
3.7.4. A Comissão de Pesquisa e Inovação deverá selecionar para a Etapa Internacional até 10% dos trabalhos cujos autores compareceram à apresentação.
3.7.5. Caso o autor tenha apresentado mais de um trabalho (conforme item 2.5.1.), apenas um poderá ser selecionado para a Etapa Internacional.
3.7.6. Dentre os trabalhos indicados para a Etapa Internacional, poderão ser selecionados até 10% para a comunicação oral. Os trabalhos selecionados para comunicação oral não irão participar da sessão de pôster.
3.7.7. Os trabalhos de estudantes de Ensino Médio participantes do Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP que participaram da Primeira Etapa poderão ser indicados para a sessão de pôster na Etapa Internacional, não sendo estes contabilizados no limite de 10% dos trabalhos da Primeira Etapa. Estes não poderão ser selecionados para comunicação oral.

 

Para inscrever-se, o estudante deve preencher todos os dados solicitados no formulário disponibilizado no referido sistema: https://uspdigital.usp.br/siicusp/

 

Serão aceitas inscrições de trabalhos, com a seguinte ordem de prioridade:

- Bolsistas EERP-USP: PIBIC, PIBITI  e IC modalidade sem bolsa (inscritas no Atena).

- Iniciações científicas da EERP

- Por ordem de inscrição até atingir o número de vagas:

- Iniciações científicas de outras unidades do Campus Ribeirão Preto

- Iniciações científicas de outros Campus da USP

- Iniciações científicas de outras IES.

-  Normas para o 33º SIICUSP acesse: https://prpi.usp.br/wp-content/uploads/sites/1239/2025/05/Edital-33-SIICUSP-1.pdf

 

 

 

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