Resumo dos eventos »
Ciclo de palestras - 60 anos da EERP/USP “Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012: fatores de risco comportamentais junto à população de adolescentes brasileiros”

Em 16 de agosto de 2013, no Auditório I, a EERP recebeu a Profª Drª Deborah Carvalho Malta, para realização da palestra: “Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: fatores de risco comportamentais junto á população de adolescentes brasileiros” . A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) – 2012 foi realizada a partir de um convênio entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério da Educação. Foram entrevistados 109104 escolares do 9º ano fundamental nas cinco grandes regiões e 27 capitais brasileiras, abordando: aspectos socioeconômicos, contesto familiar, hábitos alimentares, prática de atividade física, hábitos sedentários, experimentação e consumo de cigarro, álcool e outras drogas, saúde sexual e reprodutiva, violências/ segurança, percepção da imagem corporal, trabalho, higiene, acidentes, saúde mental, uso de serviço de saúde e prevalência de asma, entre outros.  Estiveram presentes 78 pessoas entre alunos de graduação, pós-graduandos e professores.
A palestrante é coordenadora da PeNSE e atua na Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.