A EERP
em números

Institucional »
A EERP

  • Informações gerais
    • Diretora
      Silvana Martins Mishima
    • Vice-Diretora
      Lidia Aparecida Rossi
    • Secretária
      Rosana Martins Farias de Oliveira
    • Telefone
      16 3315-4321
    • E-mail
      eerp@usp.br
A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP- USP) iniciou suas atividades em 10 de agosto de 1953, sob a Direção da Profª Glete de Alcântara.

Na graduação, oferece os cursos de Bacharelado em Enfermagem e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação. Desde a inclusão da Enfermagem no Guia do Estudante, a EERP recebe o conceito máximo - 5 Estrelas.

Para a formação de mestres e doutores, a EERP mantém quatro programas de pós-graduação: Enfermagem Fundamental, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem em Saúde Pública e Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Em parceria com Escola de Enfermagem da USP, sediada em São Paulo, oferece o Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem.

O Programa de Pós-Doutoramento apresenta-se como uma opção ao pesquisador que pretende consolidar e atualizar seus conhecimentos ou redirecionar sua linha de pesquisa, desenvolvendo um projeto de investigação científica em um dos grupos de pesquisa da EERP.

A EERP edita a Revista Latino-americana de Enfermagem (RLAE). A coleção completa está disponível para acesso gratuito em http://www.scielo.br/rlae. A EERP publica, ainda, a SMAD – Revista Eletrônica Saúde Mental, Álcool e Drogas, com acesso gratuito em http://www.eerp.usp.br/resmad/

Pela sua atuação destacada no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, a EERP é designada Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem, desde 1988. Em 2002, tornou-se o primeiro capítulo da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau Internacional, no Brasil.

Além de infra-estrutura privilegiada, a EERP conta com capital humano de elevada competência, com destaque ao corpo docente, distribuídos entre os departamentos de Enfermagem Geral e Especializada (ERG/DEGE), Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (ERP/DEPCH) e Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (ERM/DEMISP).
Voltar ao topo

Desenvolvido por