A EERP
em números

Departamentos »
Enfermagem Geral e Especializada

  • Informações gerais
    • Chefe
      Profa. Dra. Namie Okino Sawada
    • Chefe suplente
      Profa. Dra. Rosana Aparecida Spadoti Dantas
    • Secretária
      Eva Aparecida Adlero da Silva
    • Telefone
      16 3315-3398
    • E-mail
      ege@eerp.usp.br

O Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, instituído em 12 de março de 1970, desenvolve o ensino de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), Pesquisa e Extensão, tem como missão gerar e difundir conhecimento de enfermagem e de saúde, valorizando a integralidade, a interdisciplinaridade, a liderança e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Formar enfermeiros com elevada competência técnica-científica, política e ética para o cuidado predominantemente nos níveis secundários e terciários de atenção à saúde a adultos e idosos. Contempla as Áreas de Conhecimento: Fundamentos de Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermagem Cirúrgica, Administração Aplicada à Enfermagem, Educação em Saúde, Saúde do Trabalhador e Enfermagem Geriátrica e Gerontológica.

Sua visão é ser referência nacional e internacional na produção e difusão de conhecimentos científicos, nas áreas de enfermagem e atenção interdisciplinar ao adulto e idoso, no processo saúde-doença e na formação de recursos de excelência em enfermagem. Seus valores são o de desenvolver trabalho construtivo e comprometido com valores éticos, humanistas e equânimes com base em parcerias e colaboração interna e externa respeitando os princípios da missão do Departamento, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e da Universidade de São Paulo.

Atualmente é responsável por 44 disciplinas de graduação, sendo 20 no curso de Bacharelado em Enfermagem e 24 no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Seus docentes estão inseridos nos Programas de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental (nota 7 CAPES), Interunidades de Doutoramento em Enfermagem (nota 6 CAPES) e Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem (nota 4 CAPES). Na Pós-Graduação Latu Senso atualmente oferece o Curso MBA Gestão em Saúde e Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer em parceria com HCFMRP/USP. Destaca-se a Área de Educação básica, uma área em expansão no Departamento, que contempla formação pedagógica habilitando os alunos para atuarem na docência, em cursos de educação profissional técnica de nível médio e em programas de saúde.

Para o alcance de seus objetivos e metas conta com 39 docentes, de 07 Especialistas de Laboratório, 01 Enfermeira, e a equipe administrativa constituída por 03 Secretárias e 02 Auxiliares de Administração. Estes recursos humanos coordenam e participam de diversos grupos de pesquisa e oferecem na Pós-Graduação diversas linhas de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental: Educação em Saúde; Processos de cuidar do adulto com doenças agudas e crônico-degenerativas; Comunicação em Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Saúde do Idoso; Doenças infecciosas: problemática e estratégias de enfrentamento; Dinâmica da organização dos serviços de saúde e de enfermagem; Fundamentação teórica, metodológica e tecnológica do processo de cuidar em enfermagem; Ciência e tecnologia em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem: Tecnologia e Inovação no Cuidado em Enfermagem, Tecnologia e Inovação no Gerenciamento e Gestão em Saúde e Enfermagem e Tecnologia e Inovação no Ensino em Enfermagem. Programa Interunidades de Doutoramento: Prática Social e Profissional em Saúde e Fundamentos Teóricos e Filosóficos do Cuidar.

O Departamento, com seu quadro de docentes produz expressivo número de publicações em periódicos nacionais e internacionais, livros, capítulos de livros e material didático e é responsável também, por grande número de orientações, pesquisas, atendimento a sociedade, além dos convênios com instituições estrangeiras que tem possibilitado o incremento da internacionalização, nos intercâmbios de alunos e docentes. Esse conjunto de atividades cumprem com as metas estabelecidas pelo Departamento, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e pela Universidade de São Paulo.

Conselho Departamental
Corpo Docente
Voltar ao topo

Desenvolvido por