A EERP
em números

Institucional »
Mensagem da Diretoria

         
Maria Helena Palucci MarzialePedro Fredemir Palha         
Diretora
Vice-Diretor         

MENSAGEM DA DIRETORIA
 
Bem-vindos à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP).

Criada em 1953, a EERP é reconhecida no cenário nacional e internacional pela formação de profissionais de excelência, cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento social; pela produção de pesquisas que possibilitam aportes à translação do conhecimento científico para a prática; e pelas atividades de extensão à comunidade que desenvolve, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Os cursos de Bacharelado em Enfermagem e de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem oferecidos valorizam a interdisciplinaridade e a inserção precoce do estudante nos diferentes cenários da prática em saúde e educação. Os alunos têm oportunidades para realização de projetos de pesquisa e extensão, intercâmbios internacionais e participação em eventos científicos. Há décadas, os cursos recebem avaliação máxima em pesquisa do Guia do Estudante e milhares de enfermeiros e pesquisadores do Brasil e de países latino-americanos e da África Portuguesa foram formados por esta Escola.

A EERP mantém parcerias com instituições públicas e privadas nas áreas da saúde, educação básica e profissional, que possibilitam a contínua e atualizada troca de experiências que agregam qualidade à formação do enfermeiro.

Da privilegiada infraestrutura, cabe destaque ao Centro de Simulação de Práticas em Enfermagem, com laboratórios didáticos dotados de instrumentais e equipamentos de última geração para as práticas de simulação realística na formação e capacitação de Enfermeiros.

A formação de mestres e doutores é realizada por cinco programas de pós-graduação, três deles com mestrado e doutorado: Enfermagem Fundamental, Enfermagem em Saúde Pública, ambos com nota 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Enfermagem Psiquiátrica – nota 5. São também oferecidos o programa de Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem - nota 4, e o Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, em parceria com a Escola de Enfermagem de São Paulo - nota 6. A EERP formou mestres e pesquisadores para todas as regiões geográficas do Brasil e para mais 10 países. Anualmente, alunos são selecionados para realização de intercâmbios internacionais em centros de excelência. Desde 2016, há seleção de alunos para intercâmbio visando à dupla titulação de doutorado.

A investigação científica se destaca pela excelência dos projetos desenvolvidos nos 44 grupos e núcleos de pesquisa, pelas premiações recebidas, captação de recursos em agências financiadoras do Brasil e do exterior.

A EERP edita a “Revista Latino-Americana de Enfermagem”, classificada no QUALIS/CAPES no estrato A1 e indexada em bases de dados como Web of Science, Medline, Scopus, LILACS e SciELO. Publica estudos de forte evidência científica, de autores das diferentes regiões do mundo. É responsável, também, pela edição da “Revista SMAD”, que tem relevante papel na publicação de resultados de estudos sobre saúde mental, álcool e drogas.

Desde 1988, a EERP é Centro Colaborador da Organização Pan-americana da Saúde e da Organização Mundial de Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem e têm a importante missão de gerar e difundir conhecimento de enfermagem e de saúde que contribua para o avanço científico da profissão e com a melhoria da saúde e de contribuir para formação de enfermeiros e pesquisadores de outros países em especial os de língua portuguesa. É a única escola de Enfermagem, no Brasil, com tal distinção.

As atividades de extensão à comunidade são efetuadas por intermédio de cursos, assessorias, consultorias, promoção de eventos, e projetos de assistência e educativos voltados a grupos específicos, participação de docentes em órgãos consultivos ou deliberativos em instituições governamentais e não governamentais, colaborando para o estabelecimento, implantação e avaliação de políticas públicas de saúde e educação. Essas atividades materializam o compromisso social desta Escola.

A EERP sedia o Capítulo Rho Upsilon da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International, único capítulo na América Latina, que tem como objetivo promover atividades que estimulem o intercâmbio interdisciplinar nacional e internacional e funciona como um espaço para discutir assuntos atuais e relevantes para a profissão.

Para o desenvolvimento de suas atividades, a EERP conta com um qualificado quadro de professores, com titulação mínima de Doutor, que atuam nas diferentes especialidades da Enfermagem, nas Ciências Básicas, Aplicadas e Humanas, os quais alinham conhecimento teórico à experiência prática. Uma capacitada equipe de servidores técnico-administrativos auxilia no aporte das condições necessárias ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa e extensão.

Conheça um pouco mais sobre a EERP acessando os links de nossa homepage ou agende uma visita. Acompanhe-nos, também pelo Facebook https://www.facebook.com/EERP.USP/
Voltar ao topo

Desenvolvido por