A EERP
em números

Institucional »
Mensagem da Diretoria

Silvana Martins Mishima Lidia Aparecida Rossi
Diretora 
Vice-Diretora

MENSAGEM DA DIRETORIA

 
É com grande honra e satisfação que apresentamos aqui um pouco da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Esta instituição já completou seus 60 anos de existência e desde sua criação tem como marcas a excelência e o compromisso com a qualificação do processo de formação em seus distintos níveis e com o desenvolvimento da produção de conhecimento que colabore para a qualidade da atenção de enfermagem e de saúde.

Graduamos mais de 3000 enfermeiros nos cursos de Bacharelado em Enfermagem e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, sendo que dentre estes alunos formados pela EERP-USP, temos alunos de outros países como Angola, Guiné Bissau, Peru, por exemplo.

No ensino de pós-graduação, temos 5 programas, sendo 3 deles com os níveis de mestrado e doutorado. Um destes programas apresenta a melhor avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com nota 7 (de uma escala de 1 a 7). Estes cursos recebem profissionais de outras áreas da saúde, que não apenas enfermeiros. Temos ainda um programa de doutorado em parceria com a Escola de Enfermagem de São Paulo e um Programa de Mestrado Profissional, destinados apenas para enfermeiros. Recebemos, nestes cursos, profissionais de diversos países da América Latina, África, Europa, América do Norte, que vem completar sua formação em nossa Escola ou desenvolver pesquisas junto aos nossos professores e grupos de pesquisa.

Desde 1988, somos Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. Esta distinção que nos coloca numa posição de liderança, é decorrente da excelência das atividades acadêmicas de formação e de pesquisa. Tal distinção permanece por mais de 25 anos, sendo que a última designação da EERP-USP pela OMS ocorreu em 2014, para o período 2014 a 2018.

Decorrente de sua designação e articulada aos compromissos assumidos na divulgação do conhecimento em enfermagem, foi criada em 1992 a Revista Latino-Americana de Enfermagem que se constitui no órgão oficial de divulgação científica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e do Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. Sua primeira edição foi publicada em janeiro de 1993.

A qualificação e mérito reconhecidos da EERP-USP permitem que nossos alunos desfrutem da possibilidade de mobilidade nacional e internacional durante a graduação e pós-graduação. Esta mobilidade possibilita desenvolver atividades em outros países de forma a complementar sua formação e aproveitar das experiências e da cultura  de outros espaços geográficos.

Nosso corpo docente, composto por 101 professores apresenta qualificação mínima de doutor, e devido à excelência de seu trabalho, estes tem recebido prêmios de pesquisa em eventos nacionais e internacionais e são reconhecidos pelas agências de fomento nacionais e internacionais por sua produção cientifica de qualidade.  O corpo técnico administrativo da Escola, com 125 servidores apresenta destacada ação e qualificação oferecendo a infraestrutura necessária às atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Navegue pelo nosso site ou se preferir venha nos conhecer de perto, marque uma visita, e verifique as possibilidades e oportunidades oferecidas pela EERP-USP.

Sejam bem-vindos.
Voltar ao topo

Desenvolvido por